quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Programa Vida Saudável oferece vagas para alongamento - SERRA


As aulas são ministradas no Centro de Referência do Idoso
Jovana Mazioli Saccani
Proporcionar a prática de exercício físico oferecendo atividades gratuitas após o horário de trabalho e, também, dentro da própria Prefeitura, visando uma melhor qualidade de vida para o servidor, além de procurar despertar nele o interesse por um estilo de vida mais saudável.  Este é o objetivo do Programa Vida Saudável, que esta disponibilizando vagas para aulas de alongamento, ministradas no Centro de Referência do Idoso, em Serra Sede. Os interessados podem procurar a sala do Apoio Administrativo, no primeiro andar da Prefeitura, em Serra Sede.
Marcos Ribeiro/PMSAulas de hidroginástica são ministradas no Centro de Referência do Idoso
Segundo a coordenadora do “Vida Saudável”,  Andreia Costa França,  o programa atende a qualquer servidor, independente do vínculo empregatício, inclusive aposentados e terceirizados. As 20 vagas oferecidas na hidroginástica já estão preenchidas, assim como as 50 para ginástica localizada, mas existem vagas disponíveis para as aulas de alongamento.
“Mesmo se as inscrições excederem o número de vagas oferecidas não será um problema. Temos uma lista de espera para o caso de algum inscrito desistir das aulas e uma regra que exclui os que faltam aos exercícios duas vezes consecutivas, ou três alternadas, sem apresentar justificativa”, explicou Andréia.
O programa tem como meta valorizar a saúde do servidor do município, divulgando ações para a realização de exercícios físicos e conscientizando-o da importância do cultivo de hábitos saudáveis para a prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas.
Ginástica laboral
O Vida Saudável também oferece ginástica laboral, que é uma prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos servidores coletivamente, dentro do próprio local de trabalho, durante sua jornada diária. Consiste em exercícios de alongamento e relaxamento muscular que procuram compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e tonificando-as.
“Além de melhorar a saúde de um modo geral, essa atividade ajuda na prevenção de doenças como a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e na redução do estresse, entre outros benefícios”, pontuou a coordenadora do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário