quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pinturas originais da casa de barão descobertas na restauração da Casa Porto - VITÓRIA


André Sobral
Casa Porto
Pinturas parietais originais foram encontradas nas paredes da casa do Barão de Monjardim
André Sobral
Casa Porto
Pinturas parietais artísticas no interior das residências eram muito utilizadas no início do século XX
Pinturas parietais originais foram encontradas nas paredes da casa do Barão de Monjardim, hoje Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro. A descoberta aconteceu durante a restauração e ampliação da edificação, que é de 1903. As imagens foram restauradas e serão destaque na reinauguração do local, que neste ano completa 110 anos e deve reabrir até o início de 2014.
"O passado de Vitória foi violentado com a destruição de muitas edificações históricas. Por isso, uma descoberta como essa tem um grande valor para a cidade, uma vez que representa um pouco da memória urbana e arquitetônica da capital. O Centro concentra o pouco do que sobrou da história urbana e arquitetônica da cidade", declarou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Sandra Monarcha.
Para a coordenadora de Revitalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Anna Karine Bellini, foi uma grande surpresa a descoberta dessas pinturas.
"No início do século XX, as pinturas parietais artísticas no interior das residências eram muito utilizadas, em especial nas edificações de pessoas mais ricas. Infelizmente, são pouquíssimas as pinturas em Vitória que sobreviveram até os nossos dias, sendo muitas delas vítimas de grave descaracterização. A descoberta e a recuperação das mesmas foram, sem dúvidas, relevantes no processo de restauração da antiga residência", disse.
As fachadas e a cobertura foram também restauradas, retornando à sua forma original. "Trata-se da reabertura de mais um espaço para as artes; não só artes plásticas, mas para todas as formas de expressão artística. É um espaço fundamental para nossa cidade", comemora o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, que visitou as obras da Casa Porto na semana passada.

Oficinas e exposições

Após a reforma, a Casa Porto terá todo o seu primeiro andar voltado para oficinas e acervo técnico. Já o segundo andar receberá exposições. Ao lado do prédio, foi construído um anexo para a parte administrativa e uma nova estrutura: o Ateliê do Artista Residente. Com um acervo de mais de 200 obras, ela vai sediar exposições de artistas locais e nacionais e eventos culturais ligados às artes plásticas.
Tombada pelo município desde 2007, a Casa Porto foi sede da Capitania dos Portos do Espírito Santo por 31 anos. A edificação foi cedida para a Prefeitura de Vitória pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, em novembro de 2012.
André Sobral
Casa Porto
Casa do Barão de Monjardim, atualmente Casa Porto das Artes, completa neste ano 110 anos
André Sobral
Casa Porto
Imagens originais da edificação serão destaque na reinauguração do local, prevista para acontecer até o início de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário