quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ceramistas Jacuí receberão nova sede - SERRA


A inauguração será nesta sexta (1º), às 09h
Renata Salgueiro
Será inaugurada nesta sexta-feira (1º), às 09h, a sede da associação das Ceramistas Jacuí, em Jardim Carapina. Esta iniciativa é uma parceria da Prefeitura da Serra, com a Arcelor Mittal, Fundação Alphaville e Fundação Walmart. O evento será realizado na rua Pedro Canário, nº 57, em  Jardim Carapina.
O objetivo da associação é produzir e comercializar artefatos de cerâmica o que promoverá a geração de renda e valorização das pessoas e da comunidade através de conhecimentos sobre a produção de cerâmica artesanal e artística. Atualmente a Associação tem 54 beneficiários diretos e indiretos. A maioria das artesãs assistidas são mulheres e jovens de baixa renda, moradores do bairro Jardim Carapina.
Dentre os produtos produzidos estão potes, travessas, pratos, chaveiros, brindes e peças decorativas utilitárias que dão um toque rústico e sofisticado à decoração de residências, lojas e restaurantes que valorizam a cultura tradicional capixaba.
O local antes dispunha apenas de duas salas. Após a execução do projeto elaborado pela Prefeitura passou a dispor de um ateliê com: uma sala para estoque da matéria prima, uma sala para fabricação das peças, uma sala para equipamentos e ferramentas que são utilizadas no processo produtivo, uma sala para secagem e “queima” das peças. A sede contará também com uma loja para a comercialização dos produtos.

Histórico
Por ocasião das escavações realizadas para inicio da construção do empreendimento Alphaville, na Rodovia do Contorno, foi descoberto um sítio arqueológico, com peças de cerâmicas feitas por índios e africanos. O Grupo Jacuí de 32 pessoas foi formado com o apoio da Fundação Alphaville e se constituía em ensinar a modelagem em cerâmica e preparar o grupo, com o apoio de profissionais das áreas de design, artesanato e arte em cerâmica para a produção e venda de artesanato. Desde então, o grupo de artesãs, produz artefatos de cerâmica inspirados no cotidiano das populações tradicionais (pesqueiras e catadoras de caranguejo) do Litoral do Espírito Santo utilizando a matéria prima argila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário