quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Servidoras da Guarda Municipal têm palestra sobre o câncer de mama - VITÓRIA


Divulgação Semsu
Outubro Rosa
Servidoras participaram de curso de automaquiagem durante ação da campanha Outubro Rosa da Guarda Municipal
Em alusão à campanha Outubro Rosa, as mulheres da Guarda Civil Municipal de Vitória e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) participaram nesta quinta-feira (31) de uma palestra sobre os diversos tipos de câncer de mama e as formas do diagnóstico precoce da doença, na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (Etsus). Além da palestra, também foram ofertados um breve curso de automaquiagem, uma aula de alongamento e relaxamento e cuidados para os cabelos por uma tricologista.
O evento foi organizado pela subsecretária da Semsu, Luciana Fiorin e Silva, e pela servidora Andreza Rocha. Segundo Andreza, devido à falta de tempo, muitas mulheres que compõem a Guarda não cuidam adequadamente da saúde e, por isso, a importância das palestras. Ela lembrou que o câncer atinge muitas mulheres e que sua própria mãe foi vitimada pela doença.
"Muitas mulheres desenvolvem a doença, inclusive as agentes. Nem todos sabem, mas o prédio da sede da secretaria leva o nome de uma agente que faleceu vítima de câncer de ovário. Ela amava o trabalho da Guarda Civil Municipal e foi sepultada com o uniforme da instituição, que foi o seu último pedido", disse.

Diagnóstico precoce

Divulgação Semsu
Outubro Rosa
Médica Fabiana Ricio Lacerda Fafá disse que a prevenção é a melhor maneira de possibilitar a cura do câncer
Durante a palestra sobre o câncer de mama, ministrada pela médica ginecologista e obstetra Fabiana Ricio Lacerda Fafá, da rede Saúde da Mulher da Prefeitura de Vitória, foram apresentados a história do movimento popular Outubro Rosa e também os atendimentos médicos oferecidos gratuitamente pela administração municipal às mulheres.
Sobre o câncer de mama, a médica explicou que a doença é de difícil prevenção, mas que o diagnóstico precoce é a melhor maneira de possibilitar a cura. Segundo Fabiana, o exame do apalpamento é muito importante, mas existem lesões que não são detectadas pelo tato e, por isso, a importância de realizar a mamografia. "O autoexame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstruação. O ideal é fazê-lo de dois a três dias após a menstruação, que é quando as mamas desincham. Os nódulos nocivos são duros, semelhantes a um grão de milho ou de feijão", explicou.
A médica elencou alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento de câncer, como a obesidade, devido à produção de hormônios decorrentes do excesso de gordura, e a ingestão de álcool. Como prevenção, Fabiana citou o exercício físico, que reduz os níveis de gordura e melhora como um todo o metabolismo do corpo.
A agente comunitária de segurança Fernanda Oliveira destacou a importância da iniciativa para a saúde das mulheres guardas municipais. "Penso que é muito importante, pois nossa atividade depende diretamente da saúde do nosso corpo. Iniciativas como essa nos informam e orientam para a prevenção, que deve vir em primeiro lugar quando falamos também de saúde", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário