quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Seminário aprimora técnicas de assistentes sociais para elaborar relatórios - Vitória


Diego Alves
Primeiro Seminário de Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais
Profissionais encheram o auditório da Etsus para acompanhar o Seminário Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais
Profissionais da assistência social e de outras áreas participaram nesta quarta-feira (30) do 1º Seminário Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais: Instrumentos de Inclusão social, na Escola Técnica e de Formação Profissional de Saúde (Etsus). Os participantes contaram com palestras e mesas-redondas com o objetivo de aprimorar a elaboração de relatórios e pareceres durante sua atuação.
Debates sobre as maneiras de usar essas ferramentas no dia a dia e as consequências desse trabalho foram temas centrais do seminário. O evento foi realizado pela Gerência de Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e contou com mais de 160 participantes.
A elaboração desses documentos exige reflexões que precisam ser debatidas, como explica a coordenadora da Gestão do Trabalho da Semas, Leonara Ribeiro, que foi uma das organizadoras do seminário. "Esses documentos são instrumentos de poder, pois trata-se de relatos produzidos a partir dos atendimentos e do que foi observado. Dessa forma, é importante que o assistente social, o psicólogo ou o profissional que acompanha um caso ou uma família possua um olhar crítico para saber o que será colocado no seu relatório, de forma que compreenda os direcionamentos, as intenções com aquilo, sem perder a consciência de questões éticas".
Com palestra sobre a importância da padronização da linguagem desses documentos, a conselheira do Conselho Federal de Assistência Social Marinete Cordeiro Moreira destaca a importância dessa unificação. "O objetivo aqui em Vitória é conversar sobre a construção desses documentos, pois são registros técnicos que emitem a opinião profissional dos assistentes sociais e que muitas vezes se tornam relatórios que vão parar em órgãos e instituições fora do âmbito da assistência social".
Para a assistente social Sandra Beninca, os exemplos práticos foram diferenciais no seminário. "Os momentos mais legais foram os que discutiram as ações na prática, usando exemplos da nossa realidade. Nessa parte, podemos observar as falhas e os desafios que existem na emissão desses relatórios e pareceres".
Já para a psicóloga institucional da PMV Maria Possa Andrade, o mais importante do seminário é "mostrar as necessidades de sempre se fazer reflexões sobre todos os materiais e instrumentos que os servidores utilizam na área de assistência social".

Nenhum comentário:

Postar um comentário