quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Oficina terapêutica para crianças com teatro e poesia em Alfredo Chaves


A Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves iniciou o projeto Oficina Terapêutica para Crianças, desenvolvendo atividades de socialização com teatro e poesia. O projeto objetiva melhorar a qualidade de vida da criança, que frequenta o serviço de atendimento psicológico municipal, no ambiente familiar, na escola e na comunidade. São atendidas no projeto crianças entre sete e 12 anos, todas as quintas-feiras.

A Oficina Terapêutica para Crianças é parte das ações desenvolvidas no Programa de Saúde Mental do município, com base na proposta de fortalecimento de uma rede assistencial em saúde mental. “Buscamos oferecer através dessa ação um espaço de socialização para crianças, cujos pais ou responsáveis procuram o serviço de psicologia na Unidade Mista de Saúde com o objetivo de rendimento escolar e melhoria no comportamento da criança”, disse a coordenadora do projeto Simoni Magri Cominotti.

As crianças são acompanhadas por uma assistente social, um psicólogo e um psiquiatra. Os grupos se reúnem uma vez por semana, com duração de duas horas, com participação entre cinco a dez crianças.

As oficinas, de acordo com os organizadores, estão voltadas para crianças do serviço de Saúde Mental que buscam atendimento de psicologia, para as quais o atendimento individual não apresenta resultados satisfatórios.

“As atividades são utilizadas como recurso complementar ao ambulatório, com o objetivo de despertar as potencialidades, desenvolver habilidades específicas e prover suporte de tratamento, como, atividade grupal que possibilite a socialização e fortalecimento do vínculo com profissionais e demais participantes da oficina”, esclareceu a psicóloga que acompanha o projeto, Sandra Maria Calente Ferreira.

O espaço das oficinas acontece na Unidade Mista, no centro da cidade, com atividades monitoradas por uma assistente social e uma enfermeira, que desempenham o papel de facilitadoras do processo de interação, desenvolvimento das potencialidades e habilidades de cada integrante, além de avaliar o estágio de cada um na terapia grupal.


Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: (27) 3269-2724 / 98892-6411

Nenhum comentário:

Postar um comentário