quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL É TEMA DO FÓRUM MUNICIPAL REALIZADO NA CÂMARA - COLATINA



30/10/2013 - Mais um passo importante foi dado para a história da igualdade racial de Colatina, com a realização do Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Forpirc), na Câmara Municipal, pela Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Cidadania (Semas).
 A programação do evento, que contou com a participação de representantes de diversos órgãos e entidades governamentais e da sociedade civil organizada, teve a realização de uma plenária para criação do Forpic, palestras, eleição da equipe de coordenação e apresentação cultural. A palestra foi de Renata da Luz, gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria da Casa Civil, do Governo do Estado.,
 De acordo com a Semas, por igualdade racial entende-se a realização do direito de todos à cidadania, tendo como base a Declaração dos Direitos Humanos, Estatuto da Igualdade Racial e demais documentos oficiais reconhecidos e sancionados pelo governo brasileiro.
 O objetivo é mobilizar a sociedade para a promoção da igualdade racial, e a implementação integral e equitativa de uma Política de Promoção da Igualdade Racial no município. Essa política deve realizar-se no contexto de um modelo de desenvolvimento centrado nos compromissos voltados para a promoção da inclusão social, superação das desigualdades sociais, considerando aspectos relacionados aos direitos humanos, de gênero, de identidades culturais e étnicas.
 O Fórum é uma articulação de governo, instituições, indivíduos e movimentos sociais voltada à promoção da igualdade racial, de da elaboração de estudos, pesquisas e análises a fim de dar subsídio aos órgãos competentes para a implantação de políticas públicas em âmbito municipal.
 Funcionará regularmente através de reuniões ordinárias mensais, com pelo 50% mais um, e em caráter extraordinário, a ser convocado por pelo menos um terço dos membros da coordenação municipal. E para quem interessar uma página está disponível na rede social Facebook denominada "Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial" e uma lista de distribuição de mensagens eletrônicas pós moderada pela Secretaria com o seguinte endereço: Forpic-owner@yahoogrupos.com.br e um endereço eletrônico: forpic"yahoogrupos.com.br
 Em julho passado foi realizada a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Espírito Santo Afirmativo”, que teve entre os objetivos que norteiam as políticas públicas no âmbito das três esferas do poder público, avaliar, em quatro eixos temáticos, os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados, após dez anos de implantação da Política Nacional da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário