quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MULHERES PARTICIPAM DE PERTO DA ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES ESPORTIVOS DE COLATINA



31/10/2013 - Diz o ditado que “por trás de um grande homem, tem sempre uma grande mulher”. O que serve para dizermos que por trás de um grupo forte de homens pode ter também e sempre um grupo de fortes mulheres. Não só acompanhando, mas também expondo suas opiniões e participando das decisões.
É o que acontece com o grupo feminino que também ajudou a comandar a organização do 4º Torneio de Pesca Embarcada, realizado em setembro em Colatina, pela Associação de Pescadores Esportivos de Colatina (Apesc). O evento contou com a participação de mais de 200 pescadores e um público estimado em mil pessoas, no Cais do Rio Doce, na Praça Sol Poente.
As cinco mulheres, esposas ou filhas dos pescadores esportivos, formaram o quartel general do evento, onde foram realizadas as tarefas que garantiram o desempenho e o resultado positivo, do evento que já faz parte do calendário municipal.
Elas participaram de todo o processo de organização do torneio, assumindo responsabilidades para fortalecer a entidade. A presença feminina foi desde o planejamento, inscrições, distribuição do pescado, premiação, confraternização, vistorias nas embarcações e na contagem e pesagem dos pescados. E também na distribuição dos kits aos pescadores e no fornecimento de informações.
Filha do empresário Zequinha Giacomin, um dos idealizadores do torneio, Carla Giacomin, 16 anos, contou que colabora desde a realização da primeira edição. “Comecei a colaborar com a Associação por causa do meu pai, e aí gostei. O ambiente é muito familiar”, disse. Além dela, também participam Ângela, casada com o empresário Edson Negrelli; Djani Mari, com Hélio Avancini; e Denise, com Luiz Carlos de Souza Ramos; e Lara, filha do presidente da Associação, Rômulo Giacomin.
Ângela Negrelli contou que depois de observar as dificuldades que a Associação enfrenta no dia a dia, e principalmente na organização do torneio, ela resolveu colocar a mão na massa e dar a sua contribuição. E foi o que fez. “Resolvi participar mais de perto. Nós nos unimos sempre e ajudamos muito”, afirmou.Segundo ela, o apoio ocorre principalmente na parte administrativa. “Todos os meses nós nos reunimos para colocar em dia as tarefas da Associação. Virou uma família. Todos participam, garantindo que a entidade funcione”, falou.
Quanto ao evento, ela disse que tão logo termina a organização de um, elas já estão prontas para participar dos preparativos do seguinte, juntamente com a diretoria da entidade. “Como estamos na quarta edição, só vamos ajustando o que não deu certo no anterior, para preparar a programação do outro”.
Além da atuação das mulheres, a nova geração também está despontando. Nicole (16 anos) e Nicholas Negrelli (9 anos), acompanha os pais no gosto pela pesca. Ele, com a curiosidade de menino, circulou no ambiente enchendo de perguntas os pescadores que participavam e passeou no Rio Doce de barco com o pai.
Para Rômulo Giacomin a ajuda feminina é muito bem-vinda, porque elas dão suporte para que todas as atividades da entidade tenham sucesso. “Na Apesc um pequeno grupo está envolvido com as atividades, e a participação delas é importantíssima, faz a diferença, principalmente para a realização do Torneio. A Ângela então, que é muito ativa e a mais experiente da turma dá o apoio necessário para que tudo dê certo”, completou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário