sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rádio-Escola e exposição na Holanda são destaques na Semana de Tecnologia - VITÓRIA

Elizabeth Nader

Projeto A Juventude nas Ondas da Rádio Escola na Feira de Ciência e Tecnologia
Resultados da pesquisa "A Juventude nas Ondas da Rádio Escola" foram apresentados pelos alunos do Pibic Jr.
Alunos do projeto de pesquisa "A Juventude nas Ondas da Rádio Escola" apresentaram nesta sexta-feira (25), no estande da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) montado na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, na Praça do Papa, resultados de estudos realizados em cerca de 10 escolas municipais de Vitória que possuem Rádio Escola.
Os estudantes fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr.). Para a pedagoga e técnica da Secretaria Municipal de Educação Aneleh Sampaio, expor a pesquisa no evento foi importante. "Chama a atenção para a importância do rádio como um recurso tecnológico que pode trazer benefícios e contribuir para a formação dos estudantes nas escolas", apontou Aneleh, que é a orientadora da pesquisa.
O principal objetivo da pesquisa foi levantar os impactos que o projeto Rádio-Escola traz para a vida dos estudantes. Através dela, os pesquisadores descobrem se o projeto contribui para as competências de leitura e escrita dos alunos, se o rádio dá oportunidades a eles e se a programação os ajuda a compartilhar seus gostos e conhecimentos.
Antes de iniciar a pesquisa, os bolsistas passam por formações que discutem temas como gêneros, sexualidade e diversidades religiosas. Atualmente, a pesquisa está em fase de aplicação de questionários a alunos das escolas que têm Rádio-Escola.

Holanda

Elizabeth Nader
Projeto da Professora Gisele Goes na Feira de Ciência e Tecnologia
Professora de Artes Gisélle Góes apresentou a exposição "A Sustentável Arte do Mosaico", que esteve na Holanda
Quem também apresentou seu trabalho no estande da CDV foi a professora de Artes Gisélle Góes, que levou para o último dia da Semana de Ciência e Tecnologia a exposição "A Sustentável Arte do Mosaico", baseada nas obras de Gustav Klint.
"O maior objetivo é poder dialogar com o cunho social que as pesquisas devem possuir. O objetivo maior do nosso grupo de pesquisa visa trazer à tona, através da arte, essa questão latente da sociedade, que é a violência contra a mulher".
Sensibilizada pelo alto índice de violência contra a mulher no Espírito Santo, a professora se inscreveu e foi selecionada para fazer parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr.), através do qual pôde levar o trabalho para a Holanda. "Eu passei 40 dias na Holanda e posso dizer que não foi fácil. É interessante ver como as causas sociais são amplamente abraçadas no país. Lá, pude expor em instituições e escolas, onde havia mulheres de diversas partes do planeta, inclusive muçulmanas, que, como se sabe, sofrem muito com a cultura. Foi uma experiência fantástica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário