sexta-feira, 25 de outubro de 2013

I Festival de Musicalidade revela talentos das escolas municipais - VIANA


Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Claudete Rodrigues25/10/2013 - 13:28 h

Viana foi embalada pela música nesta quinta-feira (24). É que a Secretaria de Educação promoveu o I Festival de Musicalidade. O evento ocorreu no Teatro Municipal Luiz Rodrigues de Siqueira, no centro da cidade.
As escolas participantes apresentaram músicas com violino e flauta, representando clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) como Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes e do folclore como Monteiro Lobato. Além disso, os professores inovaram com músicas como Sutilmente do Skank e Se tudo fosse fácil. O programa Musicalidade é desenvolvido desde 2010 e envolve estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 
A Secretaria de Educação, Luzian Belisario dos Santos, relatou que foi uma honra ouvir os estudantes. “É um privilégio enorme acompanhar o trabalho que foi desempenhado durante todo o ano. Quero parabenizar à todos. É muito importante o gosto musical das nossas crianças. O despertar para a música. Daqui irão sair muitos talentos maravilhosos”, menciona.
O professor de música da EMEF de Araçatiba, José Fábio Coutinho da Silva, agradeceu a atual administração por ter dado continuidade ao projeto Musicalidade. “O objetivo do programa é formarmos cidadãos capacitados e melhores. O evento foi maravilhoso, pois tivermos a oportunidade de ouvir o desempenho musical dos alunos”, reforça.
De acordo com a professora de música da EMEF Alvimar Silva, Aline Mariano Silva,aprofessores.JPG o festival valoriza o esforço dos estudantes. “Eles exibiram a sua arte para o público. A música serve como uma ferramenta para o crescimento pessoal deles, pois trabalha a sensibilidade, a disciplina, o respeito e a emoção. Além disso, é uma grande oportunidade de descobrirmos os dons da cidade. Na sala de aula mostramos outras culturas para eles, vai além do executar música”, esclarece.
Para o professor de música da EMEF Padre Antunes Siqueira, Leonardo Marçal, o projeto Musicalidade é sensacional. “Não é só apenas tocar música. Eles estão representando a escola que estudam e se sentem bem e apreciados. Isso traz benefícios para os alunos e também para as instituições de ensino. Há um grande empenho das crianças em participarem das aulas de música. A sociedade ganha, pois é cultura que está sendo produzida”, complementa.
aláalunos.JPGO estudante Vinicius Machado Zimmerinam, de 11 anos, da EMEF Alvimar Silva, se apresentaram com a turma da escola. “Toco violino. Eu que escolhi aprender a tocas esse instrumento. O evento foi muito legal. É muito bom o Programa Musicalidade, pois a escola está incentivando a música”, ressalta.
A aluna Júlia Vitória Gomes Portugal, de 10 anos, também da EMEF Alvimar Silva, toca flauta e violino. “Aprendi tudo no colégio. Gosto demais. Pretendo seguir carreira e aprender outros instrumentos como o sax, trompete e a flauta transversal. Nas apresentações conhecemos novas pessoas e é muito bacana. Isso é cultura”, completa.
 
Programa Musicalidade 
O programa é desenvolvido nas escolas com alunos matriculados e com frequência escolar, atendendo de forma prioritária por indicação da equipe pedagógica. Além disso, também participam alunos com dificuldades no aprendizado, disciplina e em vulnerabilidade social.

De forma progressiva, o programa vem sendo estendido a mais instituições no município. Ao encerrar o quinto ano, os alunos têm a oportunidade de continuar as atividades musicais nas bandas marciais do município, que são oferecidas a partir do sexto ano. 

Confira o que foi apresentado pelos alunos:

1ª Escola – EMEF Alvimar Silva - Sob a regência da professora Aline Mariano Souza Oliveira

- Brilha Brilha Estrelinha - violino
- Anunciação – Instrumental de Flauta
- Borboletinha – Instrumental de Flauta

2ª Escola – EMEF Padre Antunes Siqueira - Sob a regência do professor Leonardo Marçal

Instrumental de Flauta

- Aquarela – Homenagem ao Centenário de Vinícius de Moraes
- Asa Branca – representando os clássicos da Música Popular Brasileira
- Super Fantástico – homenageando os Grupos Musicais Infantis
- Eu Sou Pobre e Seu Lobato – representando o Folclore Brasileiro
- Ode a Alegria – Simbolizando a diversidade rítmica brasileira

3ª Escola – EMEF Washington Martins Filho - Sob a regência da professora Michele de Moraes Ramos

Coral
- Ai que Saudade D’ocê – Composição de Vital Farias
- Carinhoso – Composição de Pixinguinha

4ª Escola - EMEF Orestes Souto Novaes - 
Sob a regência do professor Cristiano Martins

Baião - Luiz Gonzaga  (Violão e Teclado)
Sutilmente - (Nando Reis e Samuel Rosa)
Se tudo Fosse Fácil - Michel Telo e Paula Fernandes (Violão, teclado e voz)

5ª Escola - EMEF Araçatiba - Sob a regência do professor José Fábio Coutinho da Silva

- Eu só quero um xodó - Instrumental de Flauta e Coral
- Maria, Maria
- Madalena
- Puxada de Rede e Congo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário