André Sobral

Feira de Adoção de Cães e Gatos aconteceu na orla de Camburi
André Sobral

Pedagogo Gálatas dos Anjos adotou a gata "Bruna Marquezini
Muita gente foi conferir a 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos neste domingo (27), na praia de Camburi. Houve exposição dos animais, atividades lúdicas para as crianças, distribuição de brindes, vacinação contra raiva para cães e gatos e orientações de um médico veterinário para os cuidados com os bichinhos.
O pedagogo Gálatas dos Anjos foi o primeiro a chegar ao evento, que aconteceu perto do píer de Iemanjá. "Cheguei logo cedo, antes de eles começarem a montar, porque fiquei sabendo que só haveria dois gatinhos e eu quero um. Já tenho um e quero mais um bichinho. Tenho paixão por gatos", contou.
E ele conseguiu. Gálatas adotou "Bruna Marquezini". “Eu a escolhi por causa da cor. Sempre quis uma gatinha com pelagem cinza. Mas o nome eu vou mudar", confidenciou.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que a feira é o primeiro passo para organizar uma política voltada para o animal na cidade. "Nunca tivemos em Vitória uma mobilização assim. E muitos outros passos serão dados. O objetivo é oferecermos saúde e bem-estar animal. E é de forma solidária e com carinho que vamos tratar essa área em nossa capital. Queremos um ambiente de saúde e respeito para animais domésticos e animais de trabalho", afirmou.
A presidente da Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo, Virgínia Brandão, concordou com o prefeito. "É um novo tempo. Vitória realmente está mudando. Os animais, anteriormente, eram abandonados, recolhidos e eutanasiados. Agora não. Está sendo dada uma nova chance de vida a animais dóceis e lindos. O objetivo de formalizar a adoção do cachorro adulto foi atingido. O evento está fantástico".
O vendedor Mateus Sodré adotou "Tina". "Eu já tinha quatro pinchers, mas são pequenos e queria um cachorro maior. Quando eu vi a Tina, me apaixonei. Falei na hora: vou adotá-la e o nome continuará Tina. É nome de cantora e ela tem um jeitinho de ser mansa e doce", disse.
A aposentada Maria de Lourdes Martins da Silva também adotou um cachorrinho. "O nome dele será Inácio. Eu tive um cachorro que faleceu ano passado. Ficou comigo 14 anos e foi muito amado. Inácio também será", contou.
A veterinária Ana Maria Ramos confirmou que o evento marca o início do novo programa de saúde e bem-estar animal da Prefeitura de Vitória. "Queremos mostrar às pessoas que adotar os animais é um belo caminho. E a adoção responsável é um compromisso que precisa ser assumido com entendimento. Em 2013, teremos mais dois eventos (9 e 23 de novembro). Mas, em 2014, teremos um grande evento mensal. Não só para mostrar os animais às pessoas, mas para discutir a guarda responsável”.
Para quem quiser adotar um cãozinho ou gatinho, ainda dá tempo. A diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Gabriela Gabriel de Almeida, informou que basta ter mais de 18 anos, levar a identidade ao CVSA, um comprovante de residência e demonstrar que pode manter a guarda responsável.
"Vitória está em um momento ímpar. Mas quem adota precisa entender a responsabilidade de se ter um animalzinho. Tem que se ter condições de fornecer comida, atendimento veterinário e controle sobre o animal".
Para adotar, basta passar no Centro de Vigilância de Saúde ambiental, em Resistência. Quem adota ganha um kit para seu cãozinho (com rolinho de sacos para recolhimento de fezes e um refil, uma cartilha de orientação e a carteira de vacinação).
Lei Municipal
A Lei Municipal 8.121/2011 estabelece regras para a posse responsável de animais. Por exemplo, em Vitória, para passear com seu cãozinho é necessário usar coleiras e guias e ser responsável pelo recolhimento dos dejetos que eles possam fazer em via pública. Além disso, o abandono é proibido e a vacinação é obrigatória. Tudo isso para garantir o bem-estar e as condições necessárias para uma guarda responsável.
Serviço
Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) (antigo Centro de Zoonoses)
Endereço: Rua São Sebastião, s/n, Resistência
Horário de funcionamento: CVSA - de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Canil - de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas (visitação)
Endereço: Rua São Sebastião, s/n, Resistência
Horário de funcionamento: CVSA - de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Canil - de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas (visitação)
Próximas feiras de adoção
9 de novembro – Praça dos Namorados (10h)
23 de novembro – Praça Regina F. Furno – próxima ao Epa de Jardim da Penha (10h)
23 de novembro – Praça Regina F. Furno – próxima ao Epa de Jardim da Penha (10h)
André Sobral

Aposentada Maria de Lourdes Martins da Silva adotou um cachorrinho
André Sobral

Prefeito Luciano Rezende destacou a importância de um ambiente de saúde e respeito para animais domésticos e animais de trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário