segunda-feira, 1 de julho de 2013

Taxistas concluem curso de inglês e aprimoram atendimento a turistas na capital - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Alunos de curso de inglês em sala de aula
Taxistas participam de aula durante curso de Inglês Instrumental
O curso de inglês específico oferecido pelo programa Qualifica Espírito Santo Turismo para taxistas formou 28 profissionais, que agora estão mais qualificados para atender turistas e moradores na capital. Há uma fila de espera com 40 trabalhadores na expectativa por uma nova turma, que será oferecida até setembro.
A promoção do Qualifica ES é da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Prefeitura de Vitória, a quem cabe mobilizar o público e viabilizar as inscrições. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Segundo o professor de inglês que ministrou as aulas, Gilberto Olla, um dos principais critérios para que o curso se tornasse produtivo foi a identificação do perfil dos interessados e do dia a dia dos taxistas.
Ele contou que fez questão de estimular os alunos a falar na língua até mesmo fora de sala de aula, além de fazer simulações e encenações teatrais para que eles ganhassem segurança. "Os que seguiram até o fim se esforçaram e poderão oferecer um serviço mais adequado, afinal é a imagem da cidade que tem destaque", disse o professor.
Foram duas turmas de Inglês Instrumental direcionadas para a categoria e as aulas foram realizadas em dias alternados, conforme sugestão dos próprios taxistas.
Yuri Barichivich
Alunos de curso de inglês em sala de aula
Taxistas de Vitória se capacitaram para atender turistas estrangeiros

Persistência

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Júnior, a aceitação dos taxistas surpreendeu, pois ficaram evidenciados o aprendizado e a vontade de se superarem para poder oferecer um serviço aprimorado.
"Ficou claro que os profissionais atualmente possuem uma demanda crescente e a limitação com a língua prejudicava a rotina e o atendimento. Muitos, inclusive, ficavam resistentes em servir estrangeiros, o que prejudicava também os clientes, além de perderem trabalho, o que imaginamos que não deverá mais ocorrer", avaliou.

Conteúdo

Os principais temas abordados foram os seguintes: saudações, alfabeto, números, dias e meses, check-in e check-out, atendimento ao cliente e hóspedes, serviços de quarto, restaurante e bar, informação sobre dinheiro e câmbio, compras, orientações de localização e itinerários. Outros temas abordados foram referentes a atrativos turísticos, os monumentos e os serviços que a cidade oferece.
Foram ofertadas 20 vagas em duas turmas. A carga horária é de 48 horas. Para concorrer a uma oportunidade na nova turma, é necessário apresentar CPF e carteira de identidade. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, na rua Hélio Marconi, nº 150, Bento Ferreira, das 9 às 17 horas.

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