Importante instrumento de difusão de informação e de incentivo à leitura, a Biblioteca Pública doEspírito Santo (BPES), a quinta criada no país, completa 158 anos no dia 16 de julho. Emcomemoração, a data marca o lançamento do livro “Olhar do Braga sobre Cachoeiro”, uma seleção de 35 crônicas em que o “Sabiá” revela nuances de Cachoeiro de Itapemirim, cidade natal do artista.Além disso, a BPES vai sediar diversos outros eventos comemorativos durante todo o mês de julho.
Criada no ano de 1855, a instituição, antes chamada Biblioteca Pública Provincial, foi originada a partirda doação de 400 volumes ofertados pelo capixaba Braz da Costa Rubim (1812-1871). Quase umséculo depois, em 1979, a Biblioteca foi transferida para a sua sede atual localizada na Praia do Suá, em Vitória, e hoje conta com um acervo que ultrapassa 60 mil volumes, entre livros, periódicos eoutras mídias.
O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, destaca a importância decelebrar um espaço que atua como protagonista no processo de democratização do acesso àinformação. Segundo ele, esse contato com obras e artistas proporcionado pela Biblioteca agediretamente na construção do caráter de uma sociedade. “O desenvolvimento humano passa,invariavelmente, pelo acesso à informação. Mesmo nestes tempos em que a internet possibilita eamplia este acesso por meio das diferentes plataformas, a Biblioteca Pública continua cumprindo seupapel ao oportunizar seu acervo e espaço físico de forma democrática”, afirmou o secretário.
Como ferramenta que atua diretamente na formação e no crescimento dos indivíduos, a Bibliotecabusca contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos capixabas, sobretudo com odesenvolvimento intelectual, humano, socioeconômico e cultural da sociedade.
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo
Criado pelo Decreto nº 3.054 de 04/10/1990 como um órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura(Secult), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo é um importante mecanismotécnico e organizacional para Bibliotecas Municipais e Comunitárias em todo o Estado. A realização decursos, fóruns, seminários, além do repasse de acervos bibliográficos são ações que visam ofortalecimento e modernização das Bibliotecas nos municípios capixabas.
Os primeiros procedimentos institucionais para preservação do acervo de jornais antigos, de 1854 emdiante, como o Correio da Victória, Diário da Manhã, O Cachoeirano, entre outros, datam do início de 1980, quando o Arquivo Público Estadual, a Fundação Biblioteca Nacional e a Biblioteca PúblicaEstadual disponibilizaram seus acervos para realização da microfilmagem, que hoje está acessível aopúblico nas instituições citadas. Grande parte da mais importante revista do Estado do Espírito Santo, a Vida Capichaba, publicada entre os anos de 1923 e 1957, também se encontra microfilmada.
Conheça a programação de aniversário da Biblioteca Pública do Espírito Santo:
Amostra de livros doados à BPES
Data: 01 a 31 de Julho
Visitação: 08 às 19 horas
Lançamento do livro “Olhar do Braga sobre Cachoeiro”
Data: 16 de Julho
Horário: 19 horas
Lançamento de livro “Patrulha da madrugada: início da aviação no Espírito Santo”, deÁlvaro José da Silva
Data: 17 de Julho
Horário: 19 horas
Palestra de Pedro Demenech: Jorge Luis Borges e a biblioteca: da importância de flanarpelos livros
Data: 24 de Julho
Horário: 19 horas
Debate-papo com o escritor Caê Guimarães com mediação de Francisco Grijó
Data: 25 de Julho
Horário: 19 horas
Serviço:
Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo
Endereço: Av. João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória.
Entrada franca
Informações à imprensa: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo Assessoria de Comunicação Caê Guimarães/Paula Norbim/ Paulo Gois Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 cae.guimaraes@secult.es.gov.br imprensa@secult.es.gov.br / www.secult.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário