quinta-feira, 25 de julho de 2013

Núcleo Brincarte de Goiabeiras inaugura supermercado especial para crianças - VITÓRIA


Divulgação Seme
Brincamercado
Crianças terão atividades lúdicas no ambiente de um supermercado no Brincarte de Goiabeiras
As atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos das crianças, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, imaginação, fantasia e sentimentos.
Nesse contexto, o Núcleo Brincarte de Goiabeiras inaugura nesta sexta-feira (26), às 14 horas, o Brincamercado, uma iniciativa que vai trabalhar a matemática, leitura, escrita, ciências e desenvolvimento social junto às crianças de 4 a 6 anos ali matriculadas, por meio da representação do ambiente de um supermercado.
"Por meio de atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e desenvolve-se integralmente. Estou certa de que brincando as crianças vão aprender muito. É um projeto que envolveu toda a comunidade e pais, mas, principalmente, alunos, que também ajudaram a montar o espaço", afirmou a coordenadora da unidade, Solanje Aparecida dos Reis Cardoso.

Contexto interdisciplinar

Numa proposta pedagógica que envolve várias disciplinas, o Brincarte visa estimular os alunos a construir seu próprio conhecimento nesse contexto interdisciplinar. A matemática, por exemplo, será trabalhada no sentido de construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando sistema monetário e "situações problema" que envolvam contagem, medidas e pesos.
A prática da leitura também será trabalhada por meio de rótulos dos produtos e lista de compras. Nesse quesito, a linguagem oral também será explorada a partir da criação de slogans e confecção de cartazes.
A disciplina de Ciências não fica de fora. Os alunos vão conhecer a origem animal e vegetal dos alimentos, vitaminas, vão aprender a identificar produtos industrializados, receberão instruções sobre cuidados e higiene, além de lições de alimentação saudável para ter uma boa saúde.
"Na área social, vamos desenvolver um espírito de crítica ao consumismo, desenvolver senso de responsabilidade e solidariedade no uso dos bens comuns e recursos naturais e favorecer e estimular atitudes éticas e de respeito junto a outras pessoas, na escola, na família e na comunidade. A ideia é explicar o sentido do uso do dinheiro em nossa vida, o funcionamento do comércio em nosso bairro e, claro, instruir sobre a importância do estudo e profissão", afirmou Solanje.

Núcleo Brincarte

O Brincarte é um espaço que possibilita o atendimento integral de crianças de quatro a seis anos com ações socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais, complementares às atividades escolares da criança envolvendo a família. A proposta do Brincarte é ser um espaço humanizador, com educadores comprometidos com o desenvolvimento socioeducativo da criança, favorecendo a diversidade e a inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário