Yuri Barichivich
Crianças podem aprender fenômenos da Física durante visita à Escola de Ciência Física
As férias escolares terão início nesta segunda-feira (15) e, durante o período, todos estão convidados a visitar aEscola da Ciência Física, no Parque Moscoso, no Centro, para se divertir enquanto aprendem, de forma simples, vários conceitos da Física.
A escola tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. Nela, os visitantes acabam compreendendo melhor certos fenômenos científicos.
Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia. Para o período de férias, entre esta segunda (15) e domingo (21), a programação é especial:
Terça-feira (16) a domingo (21)
- Visita ao acervo permanente (roteiro especial);
- Visita às exposições "Memórias do Parque" e "Astronomia e a Conquista do Espaço";
- Parede de escalada;
- Giroscópio humano;
- Oficinas de robótica (para crianças acima de 10 anos).
Oficinas
As oficinas, sempre às 15 horas, também têm o seu lugar na Escola da Ciência Física. São 30 vagas por atividade, podendo participar crianças de qualquer idade. Confira:
Terça-feira (16)
- Oficina "Construção de caleidoscópio"
Quarta-feira (17)
- Oficina "Construção de um brinquedo Vaivém" (o participante deve levar garrafa pet);
- Oficina de reaproveitamento de materiais: confecção de quadros com CD´s usados e porta-lápis com caixas de leite usadas (o participante deve levar uma caixa de leite);
- Parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Moscoso (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) com a oficineira e educadora ambiental Márcia Rodrigues.
Quinta-feira (18)
- Oficina de animação em papel (ilustrar a ilusão dos movimentos dos desenhos em sequência).
Sexta-feira (19)
- Oficina "Bioacústica": aborda os sons da natureza, construção de cone acústico e telefone “sem fio”;
- Contação de histórias com a escritora Marta Samo e Tiana Magalhães, que fazem parte do Grupo de Contadores de Histórias "Chão de Letras", da Biblioteca Municipal Adelpho Monjardim
Sábado (20)
- Oficina "Cores da Biodiversidade"
Domingo (21)
- Oficina Foguete de garrafa pet (o participante deve levar a garrafa pet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário