segunda-feira, 15 de julho de 2013

Enfrentamento ao racismo é foco da Conferência de Promoção da Igualdade Racial - VITÓRIA

Kadidja Fernandes

mão negra e branca entrelaçadas
Conferência vai estimular toda a sociedade a combater o preconceito racial
Palestras, debates, formação de grupos de trabalho e apresentações culturais vão marcar a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comupir). O evento, que é aberto ao público, acontece nesta sexta (19) e sábado (20), no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), na Casa do Cidadão, em Itararé.
Com o tema "Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Vitória afirmativa", o objetivo da conferência, segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Semcid, Valdeni Andrelino, é propor um conjunto de recomendações para o enfrentamento ao racismo por parte do poder público municipal, além do comprometimento de toda a sociedade para a mesma questão.
"A III Comupir é um excelente instrumento para que a sociedade reafirme e amplie o compromisso governamental com a sociedade a partir das políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial. No início deste mês, realizamos o Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que foi um sucesso. O debate foi muito rico e reuniu dezenas de pessoas do poder público e da sociedade civil organizada", declarou Andrelino.
Elizabeth Nader
Fachada da Casa do Cidadão
Casa do Cidadão vai sediar a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Após as discussões a nível municipal, serão realizadas as Conferências Estadual e Nacional, como explicou Andrelino. "As conferências local e estadual irão nos preparar para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que este ano tem como tema 'Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil afirmativo' e será realizada em novembro, em Brasília", adiantou.
Nesse sentindo, serão abordadas questões como "Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo"; "Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios"; "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão" e "Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial".
Programação
Sexta-feira (19 de julho)
  • 18h - Inscrições e credenciamento
  • 19h - Abertura
  • 20h - Palestra: Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por uma Vitória afirmativa
  • 21h - Apresentação cultural
Sábado (20 de julho)
  • 7h30 - Acolhimento
  • 8h - Leitura e aprovação do regimento
  • 8h30 - Palestra: Eixos da III Conferência Nacional para Promoção da Igualdade Racial, com Tatiana Dias Silva, mestre em Administração e coordenadora de estudo sobre Gênero e Raça do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
  • 10h - Formação dos Grupos de Trabalho (GT)
  • 12h - Intervalo
  • 13h - Retorno aos Grupos de Trabalho (GT)
  • 15h - Intervalo
  • 15h30 - Plenária para leitura e aprovação das propostas dos Grupos de Trabalho (GT) e eleição das delegados (as) para a etapa da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Local: auditório Alexandre Martins de Castro Filho – Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) - "Casa do Cidadão" - Av. Maruípe, 2.444 – Itararé

Nenhum comentário:

Postar um comentário