segunda-feira, 1 de julho de 2013

Conferência Estadual de Meio Ambiente será realizada no início de setembro


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), definiram as datas para a realização da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada nos dias 04 e 05 de setembro e das Conferências Regionais do Meio Ambiente, que irão ocorrer entre os dias 13 de julho e 03 de agosto nas regiões Norte, Noroeste, Sul e Metropolitana. A organização da Conferência é de responsabilidade da Seama e pelo Iema, com a participação da sociedade civil, instituições governamentais e não governamentais. 

Na edição de 2013, o tema discutido entre os capixabas será a destinação de Resíduos Sólidos, com a apresentação de propostas para a implantação do Programa Nacional de Meio Ambiente. Na publicação, também foi divulgada a criação da Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, composta por servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). 

A organização da Conferência é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e peloIema, com a participação de instituições governamentais e não governamentais. 

De acordo com a secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, o momento é importante para que se discutam maneiras de aplicação de programas que geram resultados. “As conferências de meio ambiente, são momentos especiais em que se discute um tema importante como o de resíduos sólidos. Um assunto que não depende apenas do Estado, mas também da contribuição da sociedade para que tenha êxito”, disse a secretária.

Entre os assuntos que serão discutidos no evento, estão a produção e o consumo sustentável de resíduos sólidos, para melhorar o consumo e diminuir a produção de lixo; redução dos impactos ambientais, para eliminar o lixo e a recuperação de Biogás de Aterros Sanitários; geração de emprego e renda, para promover a inclusão de catadores e educação ambiental.

A primeira região a se reunir é a Região Sul, no dia 13 de julho, em Cachoeiro de Itapemirim e conta com a participação dos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Piúma.

No dia 20 de julho, será a vez da Região Noroeste, sediada por Colatina, debater o assunto junto com os municípios de Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandú, Governador Lindemberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Brejetuba e Vila Valério.

Vila Velha será a cidade sede da Conferência Regional da Região Metropolitana, que acontece no dia 27 de julho, incluindo os municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Fundão, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz.

O ciclo de Conferências Regionais termina na Região Norte, em São Mateus, no dia 03 de agosto, que abrange as cidades de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão, Rio Bananal e Linhares.

Conferência Estadual

A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo (IV CEMA-ES) é uma etapa preparatória para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (IV CMNA), marcada para os dias 04 e 05 de setembro tem como objetivo debater sobre as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, além de contribuir para a implementação, além de elaborar e encaminhar propostas para o evento de esfera nacional. Serão nas conferências estaduais que serão escolhidos os delegados que representarão o Espírito Santo em Brasília. 

A Comissão Organizadora Estadual - COE-ES - constitui-se na instância de deliberação, coordenação e organização da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) – formado por vinte membros, entre eles representantes do setor empresarial, poder público e sociedade civil. 

Histórico

A primeira Conferência Estadual realizada no Espírito Santo foi realizada em 2013, com o tema fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Em 2005, o assunto foi sobre Gestão Integrada das Políticas Ambientais e Uso dos Recursos Naturais. O último encontro, em discutiu assuntos relacionados a Mudanças Climáticas.


Informações à Imprensa: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) Assessoria de Comunicação 27 3636- 2591 / 27 3636-2592 Imprensa: Amanda Amaral (27) 9977-1012 meioambiente.es@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário