sexta-feira, 5 de julho de 2013

Alunos da rede municipal interpretam musical em homenagem a Vinícius de Moraes


Leane Barros
Musical Emef
Alunos da Emef Eliane Rodrigues ensaiam coreografia para o musical
Leane Barros
Musical Emef
Estudantes ensaiam para as apresentações em homenagem a Vinícius de Moraes
"A arca desconjuntada parece que vai ruir, entre os pulos da bicharada toda querendo sair". Os versos do poema "A Arca de Noé", de Vinícius de Moraes, ganham voz e coreografia no musical homônimo, produzido, interpretado e encenado pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, da Ilha das Caieiras.
A apresentação para os pais dos 248 participantes vai acontecer nesta terça-feira (9), às 19 horas, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, no Centro. Já a apresentação para toda a escola e a comunidade será nesta quarta (10), em dois horários: às 9 e às 15 horas.
O projeto faz parte das festividades do centenário do importante compositor brasileiro, comemorado em 2013, e é fruto de um trabalho pedagógico coletivo realizado no primeiro semestre de 2013 que envolveu todas as turmas e disciplinas.
"As crianças menores começaram a ser alfabetizadas com os versos das canções. O meio ambiente ficou a cargo da Geografia, Ciências cuidou dos animais, a dança, por conta da Educação Física e os cenários foram obtidos por meio das Artes. Com criatividade e dedicação, foi possível unir toda a grade em apenas um tema", comemorou o diretor da escola, Madson Moura Batista.
"Crianças e adultos sabem alguns dos poemas infantis de Vinícius de Moraes, graças ao ritmo inteligente e bem humorado dos seus versos. As deliciosas versões musicais de 'A Arca de Noé' são exemplo dessa simpatia que o poeta conquistou entre pequenos e grandes leitores", afirmou a professora de Português e coordenadora do projeto, Ana Cecília Macedo.
Para a professora de Educação Física Fabiana Zanol Araújo, que também é coordenadora do musical, os alunos vão poder expressar talento e criatividade. "Esse projeto, além de despertar o interesse pela arte, projeta nos estudantes desde pequenos a expressão corporal, a timidez e o trabalho em equipe com as apresentações em grupo".
O musical "A Arca de Noé" levará ao público oito músicas da coletânea "O Melhor das Crianças", com letras do mestre Vinícius de Moraes e interpretadas por vozes de peso da música popular brasileira. Quem comparecer à apresentação vai poder conferir "A Borboleta", "O Leão", "O Pato", "O Gato", "A Foca", "O Pinguim", "A Galinha d'Angola" e "O Girassol".
Nayara Marques, 12 anos, participou do musical no ano passado e se sente preparada para encarar a plateia. "Agora eu não tenho mais frio na barriga. E tenho certeza que esse ano vai ser muito melhor". Já para a pequena Gleyce Pereira da Silva Zava, 11, será a primeira vez sobre os palcos. "Às vezes, a perna treme, bate um medo. Mas a gente está ensaiando bastante. Já decorei todas as coreografias".
Leane Barros
Musical Emef
Nayara Marques se sente preparada para encarar a plateia
Leane Barros
Musical Emef
Gleyce Pereira dribla a timidez para estrear nos palcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário