segunda-feira, 4 de março de 2013

Máquinas vão facilitar produção de adubo orgânico em Cachoeiro





As cinco roçadeiras e o triturador de galhos vão facilitar a produção de adubo natural para a agricultura
Cachoeiro de Itapemirim ganha nesta semana seis máquinas que prometem facilitar a produção de adubo natural para os pequenos agricultores do município. As cinco roçadeiras e o triturador de galhos foram conquistados graças ao empenho da prefeitura, que apresentou projeto à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para angariar os equipamentos.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, o presidente da Associação de Agricultores Familiares de Cachoeiro de Itapemirim (Afaci), Gilmar Araújo, entre outros membros, vão a Vitória, nesta terça (05), para participar, oficialmente, da solenidade de entrega, que acontece às 14h.
“Os equipamentos serão muito importantes para a produção de alimentos orgânicos, que têm sido cada vez mais demandados pelo mercado. A apresentação desse projeto é mais uma ação da prefeitura, no sentido de fortalecer a agricultura orgânica no município e a parceria com a associação”, disse Arcanjo.
Máquinas serão emprestadas pela Afaci
As seis máquinas, que ficarão sob a responsabilidade da associação, vão permitir a produção de adubo natural por meio da técnica da compostagem, que permite a decomposição de material orgânico rico em húmus e nutrientes minerais pelos próprios agricultores familiares, o que promete diminuir custos de produção e a dependência de mão de obra.
Os agricultores filiados à Afaci poderão pegar as roçadeiras e o triturador emprestados, mediante a assinatura de um termo de responsabilidade, sem custos, e utilizá-los para a fabricação do próprio adubo usado em suas plantações.
Divulgação_PMCI_ProduçãodeAdubo.JPGDivulgação_PMCI_ProduçãodeAdubo.JPG
4038K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário