quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher com programação especial na saúde em Cachoeiro



Unidades de saúde também vão contar com atividades específicas para o público feminino
 A Secretaria Municipal de Saúde preparou programação especial para o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março. O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) vai oferecer às pacientes um café da manhã, às 7h30 e, em seguida, palestras a respeito dos antirretrovirais, medicamentos utilizados pelos portadores de HIV/Aids.
“Vamos abordar os efeitos colaterais dos antirretrovirais, a interação desses medicamentos com a alimentação, a importância da dieta saudável, entre outros temas. Com essa programação, queremos homenagear as mulheres, além de reforçar a necessidade da prevenção, do tratamento e dos cuidados com a própria saúde”, destaca o gerente municipal de Unidades Estratégias em Saúde, Victor Gomes Barbieiri, que também é responsável pelo programa que trata de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) em Cachoeiro de Itapemirim.
O Crias é referência para a região sul no tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C e infectologia em geral. A unidade realiza gratuitamente testes para detecção dessas doenças. Para a realização dos exames, é preciso levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Lá também são distribuídos preservativos masculinos e femininos.
O Centro de Referência está localizado na rua Raulino de Oliveira, 52, Centro, próximo à Santa Casa de Misericórdia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Atividades diferenciadas em outras unidades
Como informação é ferramenta indispensável para a prevenção de doenças e a qualidade de vida, palestras com foco na saúde da mulher serão ministradas em unidades da sede e do interior de Cachoeiro. As atividades vão tratar da importância da prevenção de câncer de mama, de colo de útero, os cuidados com o corpo e autoestima.
Vão receber as palestras:
- Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, localizado no bairro Guandu
- Pronto Atendimento do distrito de Itaoca
- Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes, no Baiminas
- Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf), no Marbrasa
- Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps-AD), no bairro Otton Marins
Outras atividades 
O Dia da Mulher também será lembrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nesta sexta (08), com distribuição de planfletos informativos sobre serviços e atividades permanentes de orientação e amparo à mulher, na praça Jerônimo Monteiro.
E na Sala Levino Fanzeres, dezoito obras assinadas por artistas plásticas e fotógrafas de Cachoeiro de Itapemirim compõem a exposição “Sentinelas – Observações Contemporâneas Femininas”, aberta nesta quinta-feira (7), às 19h, na Sala Levino Fanzeres, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário