sexta-feira, 8 de março de 2013

Casteglione se reúne com prefeitos da região sul capixaba para tratar da destinação do lixo




Na ocasião, também foram eleitos os novos presidente e vice do consórcio que cuida da destinação do lixo da região



O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, recebeu na manhã desta sexta-feira (08), no gabinete, prefeitos e representantes de 28 cidades da região sul que compõem o Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Sul-Serrana do Estado (Consul). Também participaram da reunião o ex-prefeito de Vargem Alta e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Elieser Rabelo, e o subsecretário estadual de Programas Urbanos, Dalton Luís da Cunha Ramaldes.
A reunião foi motivada pelo interesse dos municípios que compõem o Consul em depositar seus resíduos sólidos no aterro sanitário localizado no distrito de São Joaquim, gerido pela Central de Tratamento de Resíduos de Cachoeiro de Itapemirim (CTRCI).
Durante o encontro, foi eleita a nova diretoria do Consul. O presidente é o prefeito de Anchieta, Marcos Assad. A vice-presidente é a prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Martins Bastos. A nova composição do conselho fiscal do Consórcio conta com os seguintes prefeitos: de Castelo, Jair Ferraço; de Atílio Vivacqua, José Luiz Torres Lopes; de Piúma, Samuel Zuchi; de Jerônimo Monteiro, Sebastião Fossi; e de Brejetuba, João do Carmo Dias.
A comissão formada por um membro de cada microrregião, o presidente do Consul e o presidente da Amunes vão se reunir nos próximos dias com representantes da CTRCI para avaliar a viabilidade técnica dos municípios que compõem o Consórcio depositarem seus resíduos sólidos no aterro de São Joaquim. Paralelamente haverá conversas com o governo do estado para avaliar em que pode ajudar as prefeituras a executar esse plano de destinação adequada do lixo.
Para o subsecretário estadual de Programas Urbanos, a união dos municípios em busca da melhor alternativa para a questão dos resíduos é um avanço. “Dessa forma, o Consórcio fica fortalecido e se torna mais fácil a negociação com as empresas que vão executar os serviços para baratear os preços. Outro ponto positivo é que fica mais viável conseguir recursos estaduais e federais para o projeto”, explica Dalton Luís da Cunha Ramaldes.
“Os municípios buscam solução conjunta para esse problema que preocupa a todos. Cachoeiro, como polo regional, maior cidade do sul do estado, saiu na frente com a implantação do aterro sanitário. Estou à disposição para ajudar as cidades do entorno a resolver da melhor maneira possível a questão da destinação correta do lixo”, afirma o prefeito Carlos Casteglione.
Divulgação_PMCI_ReuniãoAterro.jpgDivulgação_PMCI_ReuniãoAterro.jpg
296K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário