quarta-feira, 6 de março de 2013

Cachoeiro adere ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa



Meta é que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, ao final do 3º ano do fundamental

Cachoeiro de Itapemirim aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para alcançar esse objetivo, todos os professores alfabetizadores da rede municipal – aqueles que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental – participarão de formação continuada. A aula inaugural será realizada nesta quarta-feira (6), às 18h30, no salão do Caçadores Carnavalescos Clube. Gestores de escolas e pedagogos também participam do evento, que contará com palestra sobre a importância e as diretrizes do pacto.
Os cursos da formação têm início no sábado (9). Eles serão ministrados durante o ano por orientadores de estudos selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. A capacitação vai atender cerca de 200 professores, que atuam em mais de 180 turmas de estudantes da rede.
Oito anos é a idade tida como estratégica para o desenvolvimento intelectual da criança, que, para ser considerada alfabetizada, deve ler, escrever e fazer as primeiras operações matemáticas. “Com esses cursos, os professores aprenderão mais recursos e soluções para atuar em sala de aula, com foco nessa meta”, explica a coordenadora municipal do pacto, Jacimara de Souza.

A formação dos professores é o primeiro eixo do Pnaic. O segundo é a utilização de materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização. As escolas vão receber livros didáticos, manuais do professor, dicionários, além de jogos pedagógicos de apoio.

Os outros dois eixos são o de avaliação, com aplicação de provas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), e de gestão, controle social e mobilização, que inclui criação de comitê gestor e o fortalecimento do Conselho Municipal de Educação e de outras partes envolvidas na qualidade da educação no município, para acompanhamento da implementação do Pnaic.
Divulgação_PMCI_PNAIC.JPGDivulgação_PMCI_PNAIC.JPG
4931K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário