quinta-feira, 14 de março de 2013

Matemática integra Internet e sala de aula



Muitas vezes as redes sociais e a Internet figuram entre as principais distrações dos jovens. Porém, na Escola Coronel Antônio Duarte, no município de Iconha, está sendo desenvolvido um projeto que busca harmonizar a relação entre as salas de aula e redes sociais. 

Desenvolvido pela professora de Matemática, Organdi Rovetta, a atividade consiste em incentivar que os alunos de três turmas do 3ºano da escola criem páginas no Facebook e as alimentem com os conteúdos que estão sendo trabalhados na disciplina.

Iniciado na última semana, o projeto tem, segundo a professora de Matemática, empolgado bastante os estudantes. “Eles criaram um novo perfil na rede social para lançar a página. A partir disso, todos os estudantes curtiram essas páginas por meio de seus perfispessoais e recebem as atualizações de todos os grupos”, explica Organdi. 

Com 76 alunos participantes, os jovens se dividiram em 12 grupos. Todas as equipes criaram páginas temáticas relacionadas àMatemática que vão desde desafios matemáticos até informações sobre as questões matemáticas que são cobradas no ExameNacional do Ensino Médio (Enem).

As atividades têm a previsão de se estender até o final deste trimestre letivo. Coordenados pela professora Organdi, os estudantesserão avaliados semanalmente. A educadora de Matemática conta com a parceria da professora de Língua Portuguesa, IzabelMoneque, que supervisiona a escrita, questões de norma culta e informal e o estilo de texto presente nas páginas. 

Sobre o desafio de tocar um projeto como este Organdi afirma que a intenção é, com o contato com o ambiente virtual, de motivar aparticipação dos alunos dentro de sala de aula. “Outro desafio é de que esse projeto atenda ao objetivo de que todos os alunosparticipem e aprimorem seus conhecimentos com as publicações dos colegas”. 

Além dessa ideia, a professora pensa em também utilizar o Facebook para prolongar os debates sobre os conteúdos ensinados emsala. Sua ideia é de criar grupos com as turmas para que dúvidas e discussões sejam estabelecidas. “Estamos iniciando o conteúdo deGeometria Espacial. Penso em utilizar a rede social para que os alunos possam levar para lá suas dúvidas. O legal é que tanto a redesocial, quanto a sala de aula seja um o espelho do outro”, finaliza Organdi. 


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Thiago Sobrinho Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário