quinta-feira, 7 de março de 2013

Incaper irá contribuir para a inclusão produtiva de 1.729 famílias extremamente pobres no ES



07/03/2013 - 14h09min


Assessoria de Comunicação Incaper
Técnicos do Incaper participam de capacitação para atender famílias pelo Plano Brasil Sem Miséria
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá contribuir para a inclusão produtiva de 1.729 famílias extremamente pobres do meio rural capixaba. A ação ocorrerá por meio do Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que objetiva garantir a segurança alimentar para famílias do meio urbano e rural de todo o país.

De acordo com o coordenador do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, Vilmar Matter, existem, atualmente, 16 milhões de pessoas extremamente pobres no Brasil, sendo que 8 milhões vivem no campo. “Pretendemos, por meio das instituições oficiais de assistência técnica e extensão rural, realizar projetos de inclusão produtiva dessas famílias, no valor de R$ 2.400,00”, informou Vilmar.

Em um período de até dois anos e meio, os profissionais do Incaper irão realizar diagnósticos participativos com essas famílias a fim de elaborar projetos de inclusão produtiva adequados à realidade. “Além de garantir a segurança alimentar, a proposta visa à comercialização de produtos por meio das políticas públicas existentes”, disse Vilmar.

Para o coordenador de agricultura familiar e crédito do Incaper, José Brás Ventorim, o Incaper é a única instituição estadual que poderia executar o acordo de cooperação do Governo do Espírito Santo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Devido à atuação do Instituto em todos os municípios capixabas e ao conjunto de profissionais da extensão rural, assumimos o compromisso de realizar esse trabalho no Espírito Santo”, afirmou José Brás.

Ele também disse que o Governo do Espírito Santo tem o compromisso de atender, em 2013, por meio do Projeto Incluir no Campo, três mil famílias extremamente pobres no Estado. “Pelo acordo de cooperação com o MDA, parte dessas famílias já serão contempladas, o que demonstra o avanço no cumprimento das metas e na execução do Incluir no Campo”, falou José Brás.

O projeto Incluir no Campo é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) e executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Incaper e secretarias Municipais de Agricultura e de Ação Social.

Capacitação

Desde a última segunda-feira (04) até esta sexta-feira (08), os profissionais do Incaper estão sendo treinados para aplicar a metodologia do Plano Brasil Sem Miséria nos municípios. A proposta prevê o acompanhamento da unidade de produção familiar durante 18 momentos no período de execução do projeto.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário