quinta-feira, 7 de março de 2013

Incaper apresenta proposta de trabalho para o município de Apiacá



07/03/2013 - 10h47min

Assessoria de Comunicação Incaper

Um desenvolvimento rural sustentável e social. É com esse intuito que os técnicos do escritório de Apiacá do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apresentaram, nesta quarta-feira (06), o planejamento estratégico para melhoria da agricultura no município.

A reunião realizada na prefeitura de Apiacá, contou com a presença do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o prefeito, Humberto Alves de Souza, e os secretários de Agricultura, Rodrigo Motta, de Finanças, Bianca Moraes Chierici Cottini, de Educação, Márcia Maria de Almeida, e o chefe regional do Sul do Instituto, Gilson Tófano.

Dentre as atividades planejadas estão: atendimento aos produtores de café arábica e conilon, de olerícolas, de pecuária e de frutas. Além disso, vai atender aos agricultores de culturas alimentares, envolvidos em atividades rurais não-agrícolas, dentre outros. No total, serão 987 produtores assistidos pelo Incaper em Apiacá em 2013.

De acordo com o extensionista Guilherme Bessa Miranda, também serão feitas ações de organização social para fortalecer e consolidar canais de comercialização da agricultura familiar em Apiacá. “Vamos trabalhar a organização dos produtores para os programas de comercialização governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou Guilherme.

O prefeito Humberto Alves de Souza aprovou as ações e destacou a importância desse planejamento. “Essas atividades vão ajudar no fomento do desenvolvimento econômico da nossa área rural. Com esse trabalho em conjunto com o Incaper, ganha o município e o produtor rural”, afirmou.

“Estamos com uma excelente equipe aqui em Apiacá que está engajada para que o produtor produza mais e com qualidade, além de ajudar na diversificação das lavouras. Para alcançar um patamar desejável, o Incaper irá fazer um trabalho com os agricultores, por meio de cursos, excursões, dias de campo, dentre outras atividades”, ressaltou o diretor presidente do Instituto, Evair Vieira de Melo.

Convênio

Após a apresentação do planejamento estratégico, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Incaper e a prefeitura de Apiacá onde fica estabelecida a execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, construído em articulação com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, visando à melhoria das condições econômicas e sociais da população rural do município.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário