segunda-feira, 11 de março de 2013

Idaf disponibiliza mapas atualizados das divisas municipais do Espírito Santo



O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizará em seu site, a partir desta segunda-feira (11), os mapas atualizados das linhas de divisas municipais do Espírito Santo. A atualização contempla os mapas dos municípios, bacias hidrográficas, macrorregiões, microrregiões, região metropolitana e divisão político administrativa.

Segundo o geógrafo e chefe da Seção de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, os mapas são fundamentais para auxiliar os municípios. “Além de servir como diretriz para a aplicação de programas assistenciais, os mapas também configuram-se como ferramentas essenciais na gestão dos municípios, sobretudo em relação à localização de empreendimentos que geram emprego e renda. A atualização inclui, por exemplo, a nova configuração da divisa entre os municípios de Vitória e Serra, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado em dezembro de 2012”, diz Schineider.

A base cartográfica utilizada foram as ortofotos geradas em sobrevoos realizados entre os anos de 2007 e 2008. “A precisão pode chegar a cinco metros, ou seja, a linha pode se diferenciar em apenas cinco metros do espaço real. Vale ressaltar que nos mapas disponibilizados anteriormente, essa diferença chegava a mais de 100 metros em alguns municípios do Norte do Estado”, complementa.

Legislação

O Idaf vem trabalhando na atualização da legislação que trata das divisas municipais, inserindo novos critérios de localização como pontos georreferenciados e atualizando nomes de referências geográficas como estradas, córregos e relevo.

Saiba mais
A ortofoto é uma representação fotográfica de uma região, em que todos os elementos apresentam a mesma escala, praticamente livre de erros e deformações, com a mesma validade de um plano cartográfico.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Idaf Francine Castro Tel.: (27) 3636-3774/ 9946-7504 comunicacao@idaf.es.gov.br www.idaf.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário