sexta-feira, 15 de março de 2013

Documentos novos para trabalhadoras rurais de Ecoporanga, Espírito Santo


O município de Ecoporanga, no Espírito Santo, recebe neste sábado (16), o primeiro mutirão de documentação da trabalhadora rural no estado, este ano. No distrito de Cotaxé serão emitidas segundas vias das certidões de nascimento e casamento, além das carteiras de identidade e de trabalho, CPF e inscrição do INSS. 

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado, Josean Vieira, a expectativa é de que sejam beneficiadas mais de mil pessoas. “Ecoporanga é um município do semiárido brasileiro. Muitas pessoas dessa região estão sem acesso a algumas políticas públicas por falta da documentação. Por isso esta ação é importante. A cada mutirão vemos que cresce o número de atendimentos”, ressaltou. 
No município existem 1.317 famílias de agricultores. Dessas, 480 são assentadas da reforma agrária. Moradora de Ecoporanga, a servidora Ana Lúcia Pereira, 31 anos, aproveitou o mutirão de documentação do ano passado para atualizar a carteira de trabalho. “O documento era antigo, não tinha dados como o CPF e o número da identidade. Para quem mora na cidade é mais fácil ter os documentos, mas quem mora no interior tem mais dificuldade, por causa da distância”, explicou. Assim como ela, mais de 730 pessoas foram atendidas no primeiro mutirão no município, em agosto de 2012. 
Inclusão
Para a coordenadora de Acesso a Terra e a Cidadania do MDA, Isolda Dantas, estar em dia com a documentação é o primeiro passo para ter acesso às políticas de inclusão produtiva do governo federal. “O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural tem o objetivo de facilitar o acesso das mulheres à cidadania. O MDA compreende que para as mulheres acessarem outras políticas de inclusão produtiva, o primeiro passo é ter a documentação. O programa chega a Ecoporanga com esse objetivo: facilitar o acesso das mulheres à documentação civil, jurídica e serviço previdenciário”, explica. 
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizará mutirões de documentação em diversos estados. “Nós queremos que a produção das mulheres seja visibilizada, que elas acessem a políticas que o MDA oferece como o Pronaf, a assistência técnica e o Garantia-Safra”, concluiu a coordenadora. 
Serviço Mutirão de Documentação de Ecoporanga
Data: 16/03/2013
Local: Distrito de Cotaxé
Horário: 8h às 17h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário