quarta-feira, 6 de março de 2013

Assentados de Muniz Freire terão palestra sobre agrotoxicos



Nesta quarta-feira (06), o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Ezron Leite Thompson, estará em Muniz Freire para ministrar palestra sobre o uso correto de agrotóxicos. O encontro acontece às 18h30, no Assentamento Ouro Verde.

O objetivo é orientar os produtores quanto à adoção de técnicas adequadas no uso de agrotóxicos, as medidas preventivas, os riscos e as exigências legais para aquisição e uso dos produtos.

“É importante que os aplicadores de agrotóxico estejam cientes da toxicidade desses produtos, afinal, eles estão mais sujeitos aos efeitos nocivos do produto. O agrotóxico só pode ser adquirido mediante receita agronômica. Nesse documento, constam orientações de uso, como as doses recomendadas, a hora e a época adequada, os cuidados durante e após as aplicações. Essas medidas contribuem para maior eficiência da aplicação e minimizam ou neutralizam os efeitos prejudiciais dos produtos sobre as pessoas, os animais, alimentos e o meio ambiente”, destaca o engenheiro agrônomo, Ezron Thompson.

Outra orientação importante aos aplicadores é que, durante a preparação da calda, redobrem a atenção, pois, nessa etapa, o agrotóxico está muito concentrado. Por isso, é essencial proteger bem a pele, principalmente mãos e braços, e usar os equipamentos de proteção individual. A abertura das embalagens também deve ser feita com bastante cuidado para evitar respingos, derramamento do produto ou levantamento de pó. “Manter o rosto afastado do produto e manipula-lo ao ar livre são algumas recomendações”, orienta Ezron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário