quarta-feira, 1 de abril de 2015

Inaugurado Centro de Comercialização da Agricultura Familiar em Ecoporanga/ES



Publicado dia 01/04/2015
 
O município de Ecoporanga, localizado região Noroeste do Espírito Santo, ganhou o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (CCAF), que conta com 34 filiados em sistema de associação, sendo muitos deles contemplados pelos programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra. A cerimônia de inaugurado do espaço, ocorrida na manhã desta terça-feira (31), foi prestigiada por convidados do Estado e região. 
 
Dividindo espaço com as instalações da própria secretária municipal de Agricultura, o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar é mais uma oportunidade ao trabalhador rural local de comercializar seus produtos, complementando a renda familiar, obtida por meio de vendas em feiras semanais ou a restaurantes e na Ceasa. Muitos dos filiados ao Centro também fornecem alimentos a entidades e escolas do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - ações do Governo Federal desenvolvidas em parceria entre o MDA e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
 
Para o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Ramalho, esse espaço tem a vantagem de ser um local em que os assentados e os agricultores familiares são os próprios fornecedores dos alimentos que produzem, garantindo a entrega de produtos de qualidade e uma renda maior pela relação direta com o consumidor. Segundo ele, a proposta de estruturação do espaço foi elaborada durante quase seis meses de trabalho pelo grupo gestor do Centro. “Para nós, a surpresa está em vendermos produtos já no dia do lançamento do espaço. O que demonstra que as pessoas procuram cada dia alimentos mais saudáveis”, destaca.
 
De acordo com o agricultor familiar Joventino Caetano de Oliveira (46 anos) a ideia é fornecer todo tipo de hortaliças e frutas à comunidade local. Integrante da comissão gestora do Centro de comercialização ele se diz satisfeito com o espaço e que “está torcendo para que o mesmo seja um sucesso, em benefício de todos”. Outro filiado que se mostra confiável em relação ao Centro é o assentado do PA Miragem, Amantino Lopes Gonçalves (49 anos). “Por necessidade, nós da agricultura familiar devemos investir em várias frentes de trabalho para ter outros ganhos na comercialização de produtos. E o Centro é mais uma alternativa que lutamos para conseguir e a tendência é melhorar”, ressalta. Se antes fornecia alimentos mais ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), agora passa a ter a responsabilidade também de aumentar a produção para garantir a regularidade de entrega”, disse Gonçalves.
 
Representando a Superintendência Regional do Incra/ES, o jornalista Johnny Cardoso fez questão de ressaltar a orientação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra em construir parcerias com os municípios e instituições que possam trazer qualidade de vida e acréscimo em termos de renda aos agricultores familiares e assentados atendidos pelos diversos programas do Governo Federal. E o município de Ecoporanga, que possui atualmente nove assentamentos e cerca de 510 famílias instaladas em uma área de aproximadamente seis mil hectares, é um parceiro importante em apoio aos programas e ações da autarquia no Espírito Santo, como a participação, em 2014, da Chamada Pública de Infraestrutura para ações a serem desenvolvidas em vários assentamentos daquela cidade.
 
E o prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa, caracterizou a inauguração do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar como um momento muito especial, de apresentação à comunidade de algo diferenciado. Para ele, o homem do campo pode dar sua contribuição pela importância da diversificação da agricultura para a economia local e, principalmente, a partir também do processo de conscientização para se evitar a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos mais saudáveis e que preservem o meio ambiente.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário