quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cachoeiro inaugura mais duas estações de esgoto em distritos

ETEs de Itaoca e Soturno serão entregues nesta quinta (23) e no dia 28, respectivamente

Um dos poucos municípios brasileiros a também se comprometer com o saneamento dos seus distritos, Cachoeiro de Itapemirim vai avançar ainda mais nesse atendimento. Nesta quinta-feira (23) e no próximo dia 28, o município inaugura mais duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), respectivamente em Itaoca e Soturno.
A cerimônia de entrega será às 16h, nas próprias ETEs, com as presenças de representantes da comunidade beneficiada, da prefeitura de Cachoeiro, da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e da concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, a Odebrecht Ambiental.
Além desses dois distritos, Burarama e Córrego dos Monos também receberam suas estações, inauguradas em 2012. As de Conduru, São Vicente e Alto Moledo, já em operação, serão inauguradas oficialmente no próximo mês. Em Gironda e Coutinho, as ETEs estão em fase de construção e a previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano.
Em todos os distritos, a rede de esgoto também tem sido construída ou ampliada. Ao todo, serão 2.800 metros de rede em 2015 para Itaoca, Coutinho, São Vicente e Soturno. Já no distrito de Gironda, serão implantados 700 metros de redes de esgoto. Nos últimos anos, todos os distritos de Cachoeiro receberam investimentos no sistema de esgotamento sanitário. Entre 2012 e 2014, foram construídos 17.875 metros de redes (entre interceptores e coletores).
“Esses investimentos estão alinhados a importantes prioridades do nosso governo, que são cuidar das pessoas e tratar da mesma maneira os moradores da sede do município e os dos distritos. Todos merecem viver em locais com direitos aos mesmos serviços de qualidade que são prestados na sede de Cachoeiro”, destaca o prefeito Carlos Casteglione.
A crise hídrica que afeta todo o Sudeste brasileiro torna o acesso ao serviço de esgotamento sanitário ainda mais importante, segundo o prefeito. “Na agricultura, na pecuária e no agroturismo, a água disponível nos córregos dos distritos tem muito melhor condição de ser aproveitada com qualidade quando o esgoto é tratado”, completa.
Universalização
Mais de 95% dos imóveis residenciais e comerciais de Cachoeiro de Itapemirim são atendidos com o serviço de esgotamento sanitário, prestado pela concessionária Odebrecht Ambiental. Antes da concessão, eram apenas 5%. A média nacional é de menos de 40%, segundo o Ministério das Cidades.
Água tratada
Todos os distritos de Cachoeiro também são atendidos pelo abastecimento de água. O índice de atendimento da empresa é de 99,5% dos imóveis de todo o município – incluindo as localidades mais distantes da sede.
E, para que esse serviço alcance ainda mais pessoas, a prefeitura criou, em 2011, o Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE). Considerando os serviços de água e esgotamento sanitário, o PMAE permitirá ao município atender com serviços de saneamento mais 31 comunidades – entre localidades mais distantes e loteamentos de interesse social.
Nos últimos meses, a localidade de São Bento passou a contar com o abastecimento de água – que antes era por meio de poços artesianos. O investimento foi de aproximadamente R$ 450 mil, para construção de 3.000 metros de rede. E, nos últimos anos, as localidades de Bebedouro, Duas Barras, Tijuca, Arapuca e Bom Sucesso também passaram a dispor do atendimento.
Ao todo, mais de 22.000 metros de redes de água foram construídos, entre 2012 e 2014, para criar, ampliar ou modernizar o abastecimento de água de todos os distritos, além de algumas localidades distantes da sede da cidade.

Balanço
Para atender às novas comunidades e ampliar e modernizar os serviços também junto à crescente área urbana da sede de Cachoeiro, a Odebrecht Ambiental realiza um ciclo de R$ 65 milhões em investimentos, entre 2012 e 2016. Junto da prefeitura e demais parceiros, também dá continuidade a um amplo programa de educação ambiental, que em 2014 lançou o Programa de Revitalização dos Córregos, que reforça a importância de eliminar lançamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário