quinta-feira, 30 de abril de 2015

Médicos residentes fazem visita técnica para iniciar trabalhos na atenção básica

Publicada em 30/04/2015, às 17h31

Divulgação Semus
Médicos residentes
Médicos residentes fizeram uma visita técnica na Secretaria Municipal de Saúde
Médicos residentes da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) fizeram, nesta quinta-feira (30), uma visita técnica na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O objetivo é dar início ao primeiro Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.
Quatro novos médicos residentes serão inseridos na rede de atenção primária municipal, atuando junto às equipes da estratégia de Saúde da Família, sendo um dos coordenadores o médico de Medicina da Família Marcello Dalla Bernardina Dalla. Os residentes terão supervisão constante da Semus e da Emescam.
Os médicos visitaram as unidades de saúde nas quais irão atuar e a Gerência de Regulação, Controle e Avaliação (GRCA) para conhecer os fluxos de encaminhamentos de pacientes.
Depois, tiveram uma conversa com profissionais da Vigilância Epidemiológica com o intuito de conhecer com mais profundidade o Sistema de Informação e o Sistema de Notificações e Investigações de doenças e agravos.
Para a médica residente Nayara Araújo Barreto dos Santos, essa é uma oportunidade única para quem deseja trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). “Há três anos estou formada, trabalhei na atenção básica e, conhecendo o sistema, vi que tinha uma ideia totalmente errada do SUS. Entendi que trabalhar na atenção básica era o que eu esperava da Medicina e seria uma forma de ajudar melhor o paciente".
As atividades ocorrerão nas unidades de saúde de família Vitória/Centro e Praia do Suá. A intenção é que esses residentes desenvolvam habilidades para o atendimento de todos os ciclos de vida, da infância à velhice, com promoção, proteção, recuperação e educação em saúde.

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário