segunda-feira, 27 de abril de 2015

ES: assentados de Novo Sonho integram projeto de apicultura



Publicado dia 27/04/2015
 
Alguns assentados do Projeto de Assentamento Novo Sonho - localizado no município de Ecoporanga (ES) -, ao pensarem na diversificação da atividade produtiva e a fim de buscar novas alternativas de renda se lançaram a um novo desafio: a apicultura.
 
Essa iniciativa tem o apoio do Governo Federal e, por meio do projeto Apisfrut, tem sido conduzida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O objetivo da ação é incentivar as atividades de apicultura e fruticultura, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social em comunidades tradicionais. Por sua complexidade e amplitude tal projeto, financiado pelo Ministério da Integração Nacional, conta com a participação também de outros parceiros, como o governo do Estado, as administrações municipais e algumas associações de apicultores. Na Cáritas Diocesana de São Mateus, por exemplo, foi realizado o curso de orientação técnica aos participantes do projeto - com fins a receber todas as informações necessárias à atividade, desde o manejo de colmeias até o plantio de espécies de árvores que propiciam as melhores floradas à produção.
 
De acordo com o presidente da associação do assentamento, Oscar Pereira de Souza, seis famílias já se dedicam à apicultura no local e outras cinco estão em fase inicial de instalação do projeto. A expectativa de todos é que, conforme a produção traga resultados, outras famílias se interessem pela atividade, uma vez que o município conta com cerca de 520 famílias instaladas em oito assentamentos. Em breve alguns assentados já estarão em condições de realizar a primeira coleta em seu apiário. "A questão agora é disponibilizar uma centrífuga aos produtores para que o trabalho de coleta seja facilitado e evite perdas com o manuseio e o transporte", disse Souza. Pelo projeto cada produtor recebeu um kit com diversos itens:10 caixas para o apiário, fumegador e equipamento de proteção individual (luvas, botas, macacão e máscara).
 
Com a recente liberação do crédito Apoio Inicial, no valor de R$ 2,4 mil por família, a atividade produtiva no assentamento Novo Sonho tem tudo para ser facilitada. É o caso de Adelverson de Oliveira Martins, o Bi, e de Luana Kathielly Nogueira Silva Santos que estão envolvidos no projeto. À espera de um filho, o casal está consciente e seguro na hora de comprar: com os recursos do crédito Apoio Inicial adquiriram apenas as mangueiras para irrigação das mil mudas de café recentemente plantadas - doadas pela secretaria municipal de Agricultura de Ecoporanga -, e alguns sacos de cimento. "Não podemos jogar tudo pro alto e não fazer nada depois", declara Luana. Participantes do projeto do apiário eles possuem até o momento cinco caixas em fase de produção e outras duas a serem instaladas a partir de novos enxames.
 
Para o prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa, a apicultura é mais uma fonte de renda aos agricultores familiares dos assentamentos do município, tendo em vista que já abrange diversos produtores das áreas de reforma agrária instaladas na cidade. Destacando a receptividade do produto pelo seu valor nutricional e a possibilidade de aumento da produção agroecológica na região o prefeito defende. "A apicultura atende a situação do pequeno agricultor, uma vez que as abelhas aproveitam o que a natureza dispõe. Razão pela qual a atividade não combina com o uso de agrotóxicos".
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário