quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vacinação contra gripe a partir desta segunda-feira nas unidades de saúde de Vitória


Publicada em 29/04/2015, às 18h02

Marcos Salles
Enfermeira aplicando vacina em idosa
Idosos serão vacinados contra a gripe nas unidades de saúde de Vitória
Desta segunda-feira (4) até o dia 22, as unidades de saúde de Vitória estarão em campanha para vacinar idosos, crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas contra a gripe Influenza.
Além desse público, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende vacinar trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais. Aproximadamente 85.752 pessoas deverão tomar a vacina em Vitória.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Dia D

Por isso, no dia 9 (sábado) as unidades de saúde farão o Dia D, com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas e também aquelas que não disponibilizam tempo durante os dias da semana.
De acordo com a referência técnica em Imunização da Semus, Aline Cabidele, a vacinação contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. "Atualmente, as vacinas utilizadas contêm fragmentos inativados e purificados de três cepas de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Essas cepas são escolhidas a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte", explica.

Contraindicação

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Se o paciente apresentar qualquer histórico, é necessário comunicar na unidade de saúde.

Reações adversas

De 15 a 20 % dos pacientes que tomam a vacina sentem manifestações como dor no local da injeção, eritema e enduração. Febre, mal-estar e dor muscular são notificadas em menos de 1% dos pacientes.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário