quinta-feira, 30 de abril de 2015

Itapemirim realiza reunião com agência estadual e busca soluções ambientais




Soluções ambientais para o município de Itapemirim foram temas de reunião entre o executivo municipal e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizada na manhã desta quinta-feira (30), em Vitória. Entre os assuntos discutidos, o problema da captação de água da Lagoa Guanandy, que abastece a região de Itaoca e Itaipava, foi o que mais recebeu atenção.

Participaram do encontro a prefeita em exercício, Viviane Peçanha, o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Leal e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itapemirim, Marco Antônio de Souza, além do técnico em química do Saae, Cláudio José Pereira, do biólogo do Meio Ambiente, Jean Paz Roza  e dos representantes da Agerh.

Outro importante assunto abordado é a liberação dos quiosques da praia de Itaoca, que depende da construção de uma estação compacta de esgoto. Para isso, o município depende da liberação da agência que recebeu a solicitação e, após a análise, dará a resposta. A mesma liberação foi solicitada para a instalação em comunidades do interior do município.

“Queremos tratar todo o esgoto que é produzido em Itapemirim e, assim, acabar com o despejo em nossos cursos hídricos. Estamos aguardando o processo de licenciamento para começarmos a elaborar os projetos necessários”, informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Leal.

Sobre o problema enfrentado pelo Saae para a captação de água da Lagoa Guanandy, a solução apresentada foi transpor água do Rio Novo para o Canal do Pinto, de onde a nova captação ocorreria. A ideia foi bem recebida pelos representantes da Agerh, que solicitaram um novo estudo a ser realizado pelo Saae e, somente após, responderão à solicitação de licenciamento. Com essa ação, a água da lagoa não será mais captada, permitindo que ela se recupere gradativamente.

“Essa reunião foi de extrema importância para todos os moradores de Itapemirim. Estamos buscando solucionar problemas urgentes e voltamos muito esperançosos. Com as devidas liberações, poderemos começar os trabalhos o quanto antes. A liberação dos quiosques, o tratamento de esgoto do interior do município e o impacto sofrido pela lagoa merecem  e terão toda a nossa atenção”, comenta a prefeita em exercício, Viviane Peçanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário