quinta-feira, 30 de abril de 2015

Crédito Apoio Inicial é liberado a 30 famílias de assentamento no Espírito Santo

Publicado dia 16/04/2015
Assentado Bruno Santos aguarda a chuva para realizar o plantio de mais mil pés de café em seu lote - Foto: Johnny Cardoso - Incra/ES
 
Durante o mês de março, cerca de 30 famílias de trabalhadores rurais do Projeto de Assentamento Novo Sonho, localizado no município de Ecoporanga (ES), tiveram acesso ao crédito Apoio Inicial - disponibilizado aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária à aquisição de ferramentas, insumos e pequenos animais para fomentar a primeira produção nos lotes. A novidade desta vez está na forma de operacionalização, uma vez que cada família poderá efetuar suas compras mediante a utilização de cartão bancário fornecido a esse fim.
 
O crédito do Apoio Inicial, no valor de R$ 2,4 mil por família, foi disponibilizado mediante o cadastramento dos assentados no Sistema Nacional de Cobrança de Crédito de Infraestrutura (SNCCI), a assinatura de contratos e a abertura de conta junto a instituição bancária para emissão dos cartões. De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra no Espírito Santo, Ricardo Rosa, o processo torna a aplicação do crédito mais segura - tanto para as famílias que poderão procurar empresas de sua preferência, quanto para a autarquia em termos de acompanhamento da forma de utilização desses recursos. Além disso, Ricardo Rosa enfatiza a praticidade e agilidade que tal medida oferece.
 
A partir da liberação do crédito Apoio Inicial essas famílias, assentadas em 2012, podem dar continuidade ao sonho de produzir alimentos com maior eficiência e qualidade. Segundo o secretário municipal de Agricultura de Ecoporanga, Vanderlei Ramalho, a liberação desse crédito é importante porque aquece a economia do município resultante do comércio de ferramentas, implementos, sementes, adubo e pequenos animais que o crédito Apoio Inicial contempla. Afinal, a liberação de recursos a essas famílias do assentamento Novo Sonho somente no que diz respeito ao Apoio Inicial, corresponde a R$ 72 mil.
 
Com muitos planos em mente, o casal Bruno Nascimento dos Santos e Eliane dos Santos Silva Nascimento disse que o crédito veio a calhar, no sentido de otimizar a produção. Eles já haviam plantado mil pés de café - fruto de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ecoporanga, que doou 15 mil mudas ao assentamento -, e aguardam a chuva para realizar o plantio de outros mil pés. A ideia é atingir em um futuro próximo pelo menos cinco mil pés do produto típico em terras capixabas, além de diversificar a produção com o plantio de pimenta do reino e a criação de peixes. Para o sustento da família também são criados no lote galinhas, porcos e vaca. Parte do valor do crédito Apoio Inicial eles utilizaram na aquisição de adubo, sal e ração para os animais, de uma leitoa para aumentar o plantel de suínos e mangueiras à instalação do sistema de irrigação de suas lavouras. "No início, não gostamos do lote, mas agora podem me dar dois dos outros que eu não quero", comenta Eliane bastante satisfeita com a parcela em que foram assentados.
 
Outro casal que espera progredir é João Batista Cerqueira e Maria das Neves de Souza, que estão no mesmo lote que receberam do Incra desde a criação do assentamento. Eles inclusive já construíram uma pequena casa no lote e estão pagando as prestações no comércio local. Com os recursos do crédito Apoio Inicial esperam investir em uma novilha e aumentar o plantel de aves exóticas que começaram a criar, como: gansos, perus e galinhas-d'angola. Também plantaram oito mil covas de mandioca, pensando na produção de polvilho e, em breve, pretendem se dedicar ao plantio de café e formar um pomar próximo de sua casa. "Agora é esperar a chegada da energia elétrica para nos dedicar ao café e aumentar a produção", declara João Batista.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/ES
(27) 3185-9084
ascom-es@vta.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/es

Nenhum comentário:

Postar um comentário