quarta-feira, 29 de abril de 2015

Equipe da Saúde vai a Brasília receber prêmio de 1° lugar no InovaSUS

Começou nesta quarta-feira (29), em Brasília, o evento de premiação do InovaSUS,  promovido pelo Ministério da Saúde. Serão premiadas as experiências inovadoras implementadas pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, Consórcios Públicos e Fundações Públicas de Saúde no âmbito do SUS. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha foi o primeiro colocado. O tema apresentado foi “Projeto Institucional de Gestão participativa e co gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha – ES”.

Vila Velha receberá um prêmio no valor de R$ 150 mil, que será empregado em melhorias na saúde, seja em materiais ou capacitação de pessoal. O evento acontecerá nesta quarta e quinta-feira. Na quarta acontece a cerimônia de abertura e apresentação de trabalhos premiados. Já nesta quinta (30), mais cinco trabalhos serão apresentados e o evento será encerrado com a cerimônia de premiação e lançamento do livro com as principais experiências inscritas.
 
“Em 2013, quando a equipe assumiu a gestão da Secretaria de Saúde, foi feita uma visita em cada uma das unidades de saúde, pronto atendimentos e no hospital. Foram identificadas várias fragilidades, mas o fator que mais chamou a atenção foi a relação entre os trabalhadores da ponta, os gestores e os usuários do sistema. A gestão era verticalizada, o gestor tomava as decisões e a ponta executava. Não havia participação dos trabalhadores em nenhuma fase do processo.  A equipe sentiu a necessidade de incluir o pessoal da ponta nas tomadas de decisões. A partir daí iniciamos esse projeto, que recebeu o prêmio de primeiro lugar no concurso InovaSUS”, disse a Secretária de Saúde de Vila Velha, Andreia Passamani Corteletti.
 
Como funciona o projeto de gestão participativa e co-gestão - É formado por cinco grupos que realizam reuniões mensalmente, alguns dos grupos até duas vezes por mês. As reuniões são realizadas para que as decisões sejam tomadas em conjunto, do gestor maior até o pessoal da ponta. É a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário