terça-feira, 28 de abril de 2015

12 º Caminho do Imigrante é opção de lazer no dia 1º de maio


27/04/2015
Quem deseja conhecer os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo e admirar as belezas naturais das serras capixabas pode se inscrever para o 12º “Caminho do Imigrante”, que será realizado no dia 1º de maio. O evento é organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). São quase 30 quilômetros de caminhada, entre os dois municípios, nos quais os participantes relembram as vivências dos seus antepassados, em meio a matas e cachoeiras. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no endereço eletrônico: http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br/.
A abertura oficial, com café da manhã e alongamento, ocorre às 6h45 na Praça Duque de Caxias, no Centro de Santa Leopoldina. Este ano, considerando o número elevado de ciclistas participantes, serão feitas duas largadas. Às 7h para quem deseja ir de bicicleta e às 7h40 para os andarilhos. Em Santa Teresa, a partir das 12h, os caminhantes serão recebidos com almoço típico, apresentações culturais e oficina de reciclagem.
Caminho do Imigrante
O “Caminho do Imigrante” segue a estrada Bernardino Monteiro, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram a região de Santa Teresa em 1874. Para a definição do itinerário foram consideradas as descrições contidas nos documentos históricos do APEES e as informações que estão em livros como: Karina, de Virginia Tamanini, e Canaã, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso, trilhado pelos personagens imigrantes. O objetivo é remontar o trajeto percorrido por imigrantes italianos em terras capixabas, permitindo o acesso à memória dos antepassados pelos milhares de descendentes.
Programação:

Santa Teresa 
5h30: Transporte para Santa Leopoldina (Praça Duque de Caxias).
Santa Leopoldina 
06h45: Abertura oficial com café da manhã e alongamento. 
7h: Largada (ciclistas). 
7h30: Largada (andarilhos). 

Santa Teresa 
12h: Almoço típico. 
12h às 13h: Apresentações culturais. 
12h30: Oficina Caminhar para Reciclar. 
16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina.
Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo 
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário