quinta-feira, 30 de abril de 2015

Menos de 1% dos veículos que passaram por radares no primeiro trimestre de 2015 foram autuados por infrações


Felipe Mansur
Nos três primeiros meses deste ano, os 128 radares espalhados pelas rodovias estaduais registraram a passagem de, aproximadamente, 81.412.713 veículos. No entanto, a taxa de autuação desses equipamentos, assim como nos outros anos, foi muito baixa: 0,078 %.  Apenas 63.513, dos mais de 80 milhões de registros, foram infrações de trânsito, entre excesso de velocidade, parada sobre a faixa e avanço de sinal.
 
Esses números evidenciam a respeitabilidade dos condutores em relação aos equipamentos e justificam o motivo de sua existência, o de reduzir o número de acidentes. Somado a isso, é preciso considerar que uma atuação nem sempre se converte em multa, pois o condutor pode recorrer da primeira, utilizando, por exemplo, a Defesa Prévia. Caso o pedido de cancelamento não seja aceito, ele pode recorrer ainda à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

 O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 320, prevê que toda a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, fiscalização e educação para o trânsito. Só no ano passado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) investiu cerca de R$ 4.788.000 milhões em sinalização vertical e horizontal.

O órgão iniciou também as discussões com as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica para a assinatura do convênio inédito de instalação de radares nas principais vias municipais. A princípio, os equipamentos serão instalados 48 pontos das cidades, como nas avenidas Fernando Ferrari e Leitão da Silva, em Vitória; Luciano das Neves e Champagnat, em Vila Velha; Norte- Sul, na Serra e na Expedito Garcia, em Cariacica.

A relação com todos os equipamentos nas rodovias estaduais e suas respectivas localizações estão no site do DER-ES. O Departamento também mantém toda uma sinalização para indicar a presença dos equipamentos nos trechos.

Assessoria de Comunicação – DER / ES
Felipe Mansur Valinho
(27)3636-4404 / (27)9 9929-8211 / (27) 9 9754-8048
felipe.valinho@der.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário