Os trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Recicladores (Acamarer) que atuam no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos do município receberam nesta segunda-feira, 13, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). A solenidade contou com a presença do prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, do secretário de obras, Jonas Caliman, e do chefe do setor de limpeza, Lodir Guarnier.
Cada kit dos EPI’s vem com uma botina, calça, boné, máscara e um par de luvas e são essenciais para a saúde e segurança do trabalhador.
“Quero agradecer a toda a equipe envolvida neste projeto que vai proporcionar melhores condições de trabalho para os catadores e trazer mais qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Mário Sérgio Lubiana.
O secretário de obras, Jonas Caliman, falou da importância do trabalho dos catadores: “Este é um trabalho muito importante para o município que depende da participação das pessoas e do trabalho de vocês aqui no Centro de Triagem”.
No local, trabalham 18 pessoas que recebem um salário mínimo. O repasse é feito por meio do Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) e destinado à associação. A ideia é que os trabalhadores possam ter independência e gerar renda por meio do sistema cooperativo. Todo o lucro gerado com a separação e venda de materiais recicláveis é destinado para a associação e dividido entre os catadores.
No Centro de Triagem de Resíduos Sólidos materiais como papelão, plástico, metal e vidro são separados e destinados para a reciclagem. O papel da prefeitura é administrar o local, fornecer cursos de capacitação e estrutura adequada, que já foi entregue reformado, dando condições dignas de trabalho para essas pessoas. Além da área operacional, o Centro de Triagem possui um escritório, banheiros feminino e masculino, cozinha e refeitório.
A reforma da Usina de Material Reciclável teve um investimento R$ 266 mil e melhorou as condições de trabalho dos catadores de material reciclável da cidade, além de readequar o município à legislação ambiental vigente no país.
A prefeitura também está disponibilizando um caminhão com combustível e motorista para a associação, além de fazer o repasse via PSA equivalente a 18 salários mínimos todos os meses para a entidade, como forma de complemento de renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário