quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mercado de cafés especiais é discutido em Simpósio

Incaper

23/04/2015 - 14h51min

O mercado de cafés especiais foi tema de discussão do 1º Simpósio Estadual dos Cafés das Montanhas do Espírito Santo. O evento, que ocorre em Brejetuba, reuniu mais de 400 produtores da região Serrana e Caparaó capixaba, nesta quinta-feira (23).

O integrante da empresa Bourbon Specialty Coffees, Javier Faus Neto, apresentou a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e os motivos de sua criação. “Pretendemos levar os cafés especiais do Brasil para serem conhecidos mundialmente”. Ele também destacou os passos necessários para que o café seja considerado especial.

Cristiano Carvalho Antônio, da Prova/Café, de Minas Gerais, afirmou que o mercado internacional já identificou um grande potencial no Brasil como produtor de cafés especiais. “No país, o Espírito Santo tem grande potencial para produção de cafés especiais, pelas condições de clima, parecido com países da América Central. O sabor do café daqui é diferente das demais regiões do Brasil, o que demonstra o grande potencial a ser explorado no Espírito Santo”, disse Cristiano.

Planejamento econômico

O planejamento econômico do produtor e a gestão da propriedade foram destacados como elementos importantes para garantir uma produção de café de qualidade. O coordenador de sustentabilidade da empresa Interagrícola S.A., Gustavo Canção Motta, disse que a produtividade e a qualidade, o custo de produção e o planejamento econômico são essenciais nesse processo.

“O produtor não pode vender café somente quando está necessitado. Ele precisa planejar estrategicamente suas vendas a fim de garantir a qualidade do produto”, disse. Ele também disse que a busca por cafés certificados, produzidos com sustentabilidade, tem sido uma tendência do mercado mundial.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Luciana Silvestre 
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário