quinta-feira, 30 de abril de 2015

Plano de Ação Vitória Sustentável traz propostas para desenvolvimento da capital


Publicada em 30/04/2015, às 09h54

Mariana Garcia
Estudos Base ICES Vitória
Representantes da Prefeitura e do Instituto Pólis se reuniram para elaborar o Plano de Ação Vitória Sustentável
Arquivo PMV/Secom
Vista panorâmica da orla de Camburi
Documento prioriza vários projetos de investimentos para o desenvolvimento adequado da capital
Vitória dá mais um importante passo rumo à sustentabilidade em maio, com o lançamento do Plano de Ação Vitória Sustentável, fruto do projeto Iniciativas Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices).
Após meses de reuniões, estudos e análises de dados, contando com apoio do Instituto Pólis e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da Caixa Econômica Federal, a administração municipal elaborou uma proposta que identifica e prioriza vários projetos de investimentos para o desenvolvimento adequado da capital.
Essa proposta será apresentada ao público no próximo dia 7, às 8h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
"Indo ao encontro das demandas atuais e futuras da nossa cidade, esse documento não é apenas um plano de governo, mas sim um projeto de soluções para várias áreas, com investimentos em ações que impactam diretamente na melhora da qualidade de vida em Vitória", revela o assessor de projetos especiais da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), Antônio Claudino de Jesus.

Ações

Ao todo, são mais de 100 ações distintas no documento, englobando três áreas de atuação: Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas; Desenvolvimento Urbano Sustentável e Sustentabilidade Fiscal e de Governança.
"Em abril, firmamos junto à Ices e ao BID o pacto de intenção para implementação do plano e agora vamos lançá-lo oficialmente. Estão previstos investimentos em obras, ações e projetos que envolvem vários temas imprescindíveis para o desenvolvimento de uma cidade moderna, como mobilidade, segurança pública, gestão de resíduos e competitividade econômica", explica.
Uma nova unidade de transbordo de resíduos sólidos; a criação de mergulhões e elevados para a melhoria do trânsito; a revitalização do Centro Histórico e a implantação do plano cicloviário municipal, por exemplo, são algumas das várias ações previstas no documento, que contou com a participação de gestores de todas as secretarias municipais durante as fases de diagnóstico e elaboração.
Os investimentos para implementação e execução do plano serão realizados pelo município da através da Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo Sociombiental, e através do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Ices

A Iniciativas Cidades Emergentes e Sustentáveis tem o objetivo de apoiar e ajudar cidades médias latino-americanas na direção do desenvolvimento urbano.
Os compromissos que norteiam o programa se baseiam em 12 eixos distintos: considerar a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.


Informações à imprensa:

Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário