quinta-feira, 23 de abril de 2015

Agricultores de Domingos Martins recebem mudas das bananas Japira e Vitória

Incaper
22/04/2015 - 10h23min

Cerca de 50 agricultores do município de Domingos Martins participaram de uma excursão técnica para Alfredo Chaves a fim de conhecer novas variedades de banana. A atividade, promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contou com visita à propriedade de um produtor e à Fazenda Experimental de Alfredo Chaves.

Na propriedade rural, as variedades das bananas Japira e Vitória, bem como seus tratos culturais, puderam ser conhecidas pelos participantes da excursão. Já na Fazenda do Incaper, foram conhecidas as matrizes utilizadas para a produção de mudas dessas variedades. Na ocasião, foram entregues 2 mil mudas para os agricultores de Domingos Martins, sendo mil da banana Japira e mil da Vitória.

De acordo com o extensionista Lucas Tadeu Pacheco, as comunidades do Galo, Biriricas e Panelas participaram da atividade. “A demanda pelo conhecimento de novas variedades de banana surgiu de um planejamento comunitário. Os agricultores ficaram muito satisfeitos com a visita a Alfredo Chaves, pois perceberam que, com o manejo adequado, as bananas Japira e Vitória, podem atingir bons mercados”, avaliou Lucas.

As variedades Japira e Vitória, do tipo Prata, chegaram ao mercado após 11 anos de estudos e pesquisas conjuntas do Incaper com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Estes novos tipos têm como principal característica a resistência às doenças sigatoka-amarela, mal-do-panamá e sigatoka-negra, esta última de grande potencial destrutivo, tendo dizimado lavouras por todo o mundo.

Bananas Japira e Vitória

As variedades Japira e Vitória foram desenvolvidas pelo Incaper a partir de técnicas de melhoramento genético tradicional. Vigorosas, elas produzem frutos com excelente qualidade para o mercado, além de apresentarem maior produtividade. Por serem resistentes às doenças, não há necessidade do uso de agrotóxicos, estando, portanto, adaptadas ao modo de produção agroecológico, mais condizente com a realidade da agricultura familiar. A fruta apresenta ainda vida de prateleira maior após a colheita, qualidade de interesse comum aos produtores, comerciantes e consumidores.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário