O primeiro animal está em fase de recuperação aguardando ser adotado. Expectativa é capturar mais cachorros nos próximos dias.
As atividades do Centro de Controle de Natalidade Animal de Alfredo Chaves já iniciaram. A médica veterinária Érica de Paula Lafayette realizou a castração do primeiro animal, uma cadela, segundo ela, muito dócil. A equipe do centro irá capturar outros cães de rua para fazer o mesmo procedimento.
O espaço funciona na Fazenda Municipal, que fica próxima ao parque de exposições da cidade. Um veterinário e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde irão coordenar os trabalhos.
Lafayette explica que os animais submetidos à cirurgia de controle de natalidade estarão disponíveis para serem adotados. “Todos os cães capturados serão castrados após três dias de quarentena. Depois que realizarmos os procedimentos necessários pós-cirúrgicos, os animais estarão acessíveis para adoção”, explica.
Quem tiver interesse em adotar bastar procurar o Centro de Controle de Natalidade Animal e realizar um cadastro. “Essa cadelinha, que foi a precursora do projeto, está querendo ganhar um lar. Ela é muito bonita e dócil. Esperamos que ela seja logo adotada”, disse.
De acordo com a veterinária, a proposta do projeto é castrar cerca de vinte e cinco animais por mês e reduzir o quantitativo de cachorros, que ficam pelas ruas da cidade. “A grande parte desses animais foi abandonada e fica vagando pelas ruas”, disse Lafayette, explicando que a quantidade de castrações mensais não pode ser maior devido a permanência do animal para tratamento pós-cirúrgico.
Os animais serão capturados e após serem castrados, ficarão em observação por um período de quinze dias no espaço, depois, serão novamente soltos no local de origem. “Não temos como ficar com esses animais, iremos trabalhar em parceria com a população para que esses bichos sejam adotados”, esclarece a veterinária. “Depois de castrados, tanto os machos como as fêmeas, não irão mais procriar e isso facilita também que sejam adotados”, conta.
Identificação dos animais
Os responsáveis pelo Centro de Controle de Natalidade Animal pedem que os proprietários de cães identifiquem com coleiras e não deixem seus animais soltos na rua. “Pedimos para que os animais sejam mantidos em seus quintais e casas, iremos capturar para castração todos os animais que estiverem pelas ruas”.
Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 98892-6411
Nenhum comentário:
Postar um comentário