terça-feira, 30 de setembro de 2014

Quase 300 toneladas de resíduos já foram retiradas dos canais

Uma das formas de ajudar no escoamento das águas das chuvas é a realização da limpeza dos canais. Desde janeiro de 2013, a Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha vem realizando limpezas nos 45 quilômetros de canais abertos que cortam a cidade. Nesta quinta-feira (02), o trabalho entra no seu 11° ciclo de limpeza nos canais Marinho, Alecrim, Terra Vermelha e Guaranhuns. Em seguida, a limpeza segue para os canais da Costa e Cobilândia.

Nos dez ciclos de limpeza, foram retiradas 287  toneladas de resíduos. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ricardo Barroso, a constante limpeza deste canais é essencial para os escoamentos das águas, além de evitar a proliferação de mosquitos. Ele deixa claro, entretanto, que a prefeitura sozinha não consegue manter a cidade limpa. 

“No início do nosso trabalho, em 2013, encontrávamos muitos móveis, lixo doméstico e entulhos descartados nos canais. Implantamos o Cata-Móveis e intensificamos as fiscalizações e, atualmente, esse tipo de crime ambiental diminuiu muito. A população está mais consciente e ajudando a prefeitura a manter a cidade limpa”, afirma.

O serviço de limpeza dos canais é realizado por uma equipe de 40 funcionários, que utiliza enxadas e rastelos, além de uma roçadeira e um barco. A limpeza tem por objetivo retirar matos e plantas aquáticas do leito de córregos e rios das bacias hidrográficas do município. Essas bacias limpas facilitam o escoamento da água da chuva, além de tornar mais eficaz a aplicação do produto que elimina as larvas de mosquitos. Quando o canal está cheio de mato a eficácia do produto diminui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário