segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Festival Capixaba de Frutos do Mar começa na próxima semana em Iriri


De 9 e 12 de outubro, Iriri se torna a capital capixaba da gastronomia

Lula, polvo, camarão, sururu, lagosta, siri e caranguejo serão alguns dos ingredientes que irão dar muito sabor ao cardápio do 17° Festival Capixaba de Frutos do Mar, que acontece de 9 a 12 de outubro no charmoso balneário de Iriri, em Anchieta.
A estrutura preparada para receber o espaço gastronômico segue o modelo de sucesso lançado no ano passado. Com cerca de 3 mil metros quadrados, a área – localizada próxima ao calçadão da Praia da Costa Azul – concentrará os boxs dos restaurantes, praça de alimentação, espaço gourmet, praça do artesanato e rua de lazer para a garotada. Mais democrático, o festival também agrega os restaurantes do balneário, fomentando um verdadeiro circuito gastronômico na região.
A programação vai muito além das delícias gastronômicas, trazendo diversas atividades que são um convite para o público se divertir e conhecer as belezas do local. Entre as opções, estão shows acústicos, aulas shows de culinária, oficinas de pescado (para que o consumidor e turistas sobre a escolha de peixes e mariscos), ações educativas nas praias do balneário com a Liga Ecológica de Iriri (LEI), entre outras atividades.
“O Festival de Frutos do Mar é um dos maiores eventos de Anchieta e a administração tem buscado dar uma nova roupagem às atrações do município. Queremos que nossas festas e festivais passem a ser uma vitrine para bons negócios que o vasto leque de oportunidades do turismo anchietense pode proporcionar. E por isso, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo quer estimular novos empreendimentos através do Festival de Frutos do Mar”, declarou Marquinhos.
A capacitação dos profissionais envolvidos no festival será outro pilar do evento. Nesta terça-feira (30) acontece a Oficina de Preparo de Frutos do Mar, que reforçará questões como higiene, condições e características dos produtos, preparo e apresentação dos pratos. Já na quarta-feira (01) os temas serão voltados ao atendimento dos garçons e ao preparo de coqueteis. Além de promover momentos de aprendizado e troca de experiências, as oficinas trazem entre os seus objetivos a melhoria na qualidade do atendimento ao turista.
De acordo com a organização do evento, Iriri deve receber entre os dias 9 e 12 de outubro mais de 30 mil pessoas. No balneário, estima-se que esses visitantes movimentarão cerca de R$ 4 milhões.
“Nosso maior objetivo é proporcionar aos moradores e turistas dias de lazer, diversão e boa gastronomia em Iriri. Para isso, pensamos em toda a infraestrutura necessária para atender bem aos visitantes, desde o serviço nos boxs e restaurantes até a limpeza das ruas e segurança”, adianta Sirlene Ferreira, presidente da Associação Iriri Vivo.
O 17º Festival Capixaba de Frutos do Mar é realizado em uma parceria da Associação Iriri Vivo com a Prefeitura Municipal de Anchieta. Conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo (Setur), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
SERVIÇO

17º Festival Capixaba de Frutos do Mar
De 9 a 12 de outubro
Em Iriri, Anchieta


PROGRAMAÇÃO


Quinta-feira, 09/10
19:30 – Abertura Oficial Espaço Gastronômico e Institucionais
Apresentação de Fanfarra e Baliza Manoel de Paula Serrão
20:00 – Paella Marineira, no Espaço Gourmet com Chef Gilson Surrage
21:00 – Show Acústico com Enedino

Sexta-feira, 10/10
12:00 – Abertura do Espaço Gastronômico e Institucional
17:00 – Aula Show/Oficina Culinária
19:00 – Teatro Histórias e Estórias de Pescador (com alunos da EMEF Manoel de Paula Serrão)
20:00 – Show Acústico com Anfrízio Lima
22:30 – Show Acústico com Marcelo Ribeiro

Sábado, 11/10
12:00 – Abertura do Espaço Gastronômico e Institucional
13:00 – Show Acústico com Duda Felipe
17:00 – Aula Show/Oficina de Pescados
18:00 – Abertura do Espaço para as Crianças – Área de Lazer
20:00 – Show Acústico com Luyd e Gabriel
22:30 – Show Acústico com Cleber Lacerda

Domingo, 12/10
09:00 – Ação nas Praias do Balneário com a Liga Ecológica de Iriri (LEI)
11:00 – Abertura do Espaço Gastronômico e Institucional
13:00 – Show Acústico com Di Castro
15:00 – Momento de Lazer para as Crianças – Área de Lazer
16:00 – Show Acústico com Maestro Mauro e Convidados
18:00 – Show Acústico com PR80
20:00 – Encerramento com banda Força Jovem Manoel de Paula Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário