segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Começa período de inscrição dos candidatos à direção das escolas de Vitória

Publicada em 29/09/2014, às 12h15

Yuri Barichivich
Aluno votando em cabine eleitoral
Alunos poderão votar na eleição dos novos diretores das escolas da rede municipal
O período de inscrição de candidaturas do processo de eleição de diretores de 101 unidades de ensino da rede pública de Vitória começou nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 6 de outubro.
Os novos diretores serão eleitos para o triênio 2015-2018 pelo voto direto de alunos, professores, servidores públicos lotados nas escolas, Conselho de Escola e pais ou responsáveis pelos estudantes.
Os interessados em se candidatar deverão procurar a Comissão Eleitoral na unidade de ensino e preencher requerimento assinado com a documentação exigida.

Candidatos

Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.

Formação

Com o objetivo de proporcionar aos candidatos à direção das unidades de ensino discussões e reflexões que permitam situar o cursista nos processos pertinentes à gestão da escola pública, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está oferecendo a formação "Política educacional no âmbito da gestão pública democrática: o papel do gestor escolar". As inscrições para a formação terminam nesta terça (30).

Gestão democrática

A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Vitória em 1992, constituindo-se em importante elemento de gestão democrática e configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola.
"Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", disse a gerente de Gestão Democrática da Seme, Ivana Queiroz Bello.
Quem pode votar
  • Os estudantes a partir de 8 anos de idade completos até a data da votação;
  • Todos os servidores efetivos, celetistas, contratados, terceirizados, em regime de permuta e estagiários que atuam na unidade de ensino;
  • Mãe ou pai ou responsável legal pelo aluno;
  • O representante titular da comunidade integrante do Conselho de Escola.
Cronograma de eleição dos diretores de escolas
DataAção
29/set a 6/outInscrição (registro de candidatura)
10/nov a 1º/dezCampanha eleitoral
3/dezVotação e apuração
17/dezPublicação pela Seme dos candidatos eleitos
5/jan/2015Publicação da nomeação dos diretores eleitos


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário