segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Conselho de Cultura apresenta editais

A classe artística e a sociedade civil de Vila Velha têm encontro marcado nesta segunda-feira (29), na reunião do Conselho de Cultura, para debater e conhecer as informações sobre diversos assuntos ligados à política cultural do município. A reunião, como de costume, é aberta ao público e acontece a partir das 19 horas, na Academia de Letras Humberto de Campos, na Prainha.
 
Além de assuntos como a posse de conselheiros e processos da Lei Cultura e Arte, a principal pauta será a apresentação dos editais do Fundo de Cultura de Vila Velha.
 
A Câmara Municipal votou, no dia 27 de agosto, o projeto de lei que institui o Fundo de Cultura de Vila Velha, que já foi, inclusive, sancionado pelo prefeito Rodney Miranda. Trata-se de um passo significativo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, além de ser um anseio da classe artística local uma vez que o fundo trabalha com a política de editais. Ou seja, uma forma mais transparente de distribuição de recursos públicos.
 
Com a aprovação do Fundo de Cultura, os artistas poderão inscrever seus projetos em diversas áreas e expressões culturais. Em seguida, esses projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por membros e representantes de notório saber em suas áreas. Essa comissão analisará os projetos de acordo com critérios que envolvem o mérito e a relevância pública e artística do projeto.
 
Todo esse processo do Fundo de Cultura foi amplamente discutido pela classe artística vilavelhense incluindo reuniões com os membros do Conselho de Cultura, audiência pública e formação de comissões junto ao Conselho de Cultura para a elaboração dos editais. A previsão do lançamento desses editais e para o segundo semestre de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário