segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dia Mundial do Coração: unidades de saúde reforçam cuidados com o órgão

Publicada em 29/09/2014, às 10h21 | Atualizada em 29/09/2014, às 11h05

Imagem divulgação
Coração
Unidades de saúde vão reforçar a importância de adotar cuidados com o coração
Esta terça-feira (30) é o Dia Mundial do Coração, e todas as unidades de saúde de Vitória vão reforçar a importância de cuidar e dar atenção especial a esse órgão vital. Os pacientes serão alertados para os riscos de não adotar novos hábitos e orientados sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas.
A maioria das doenças cardíacas não surge de repente. Elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma.
Segundo dados do Ministério da Saúde, dos 5.277.631 óbitos ocorridos no Brasil entre 2008 e 2012, aproximadamente 31% pertenciam ao grupo das doenças do aparelho circulatório, sendo o infarto agudo do miocárdio a primeira de todas as causas (7%).
Em Vitória, no mesmo período, a mortalidade ocasionada pelas doenças do coração demonstra a necessidade de cuidados. Entre as 10 primeiras posições de óbitos por doenças do aparelho circulatório, cinco são por causas relativas às doenças do coração.

Infarto

O infarto agudo do miocárdio é a primeira causa entre todos os tipos de óbitos (6,9%) e também no grupo isolado por doenças do aparelho circulatório (23,3%). As outras causas são: doença isquêmica crônica do coração (8,2%), doença cardíaca hipertensiva (5,8%), insuficiência cardíaca (3,8%) e cardiomiopatias (3,5%). A ocorrência de infarto agudo do miocárdio é mais frequente na raça/cor branca (56%), contra 44% entre pretos e pardos.
As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, afetando, geralmente, mais homens do que mulheres, em idades acima dos 50 anos. Algumas só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames, como um simples eletrocardiograma (ECG) ou um teste de esforço.

Artigo

De acordo com artigo da referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Guacira Mendes Lomeu, "o Dia Mundial do Coração para muitos pode ser um dia romântico, já que a figura desse importante órgão do corpo humano representa o amor e que durante muito tempo foi associado à existência da vida".
"Entretanto, independente da figuração dada, cuidar do coração deve ser um ato de afeto, pois o adoecimento do órgão pode trazer limitações que levam à redução da nossa qualidade de vida", completa Guacira Lomeu.
Elizabeth Nader
Pessoas fazendo exercício físico na praia de camburi
Atividades físicas diminuem os riscos das doenças do coração

Cuidados

Então, é bom lembrar: cuidar do coração é um processo de toda a vida. Todos devem evitar os fatores de risco para as doenças do coração, tais como: sedentarismo, obesidade, uso de tabaco e níveis elevados de colesterol.
Portanto, quanto mais cedo tivermos atitudes positivas quanto a alimentação e práticas corporais, mais estaremos preservando nossa saúde cardíaca. Crianças devem ser estimuladas e orientadas para escolhas saudáveis visando à saúde do coração, e mesmo as pessoas com histórico familiar da doença podem usufruir de melhores resultados, evitando o sobrepeso e a má alimentação.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário