terça-feira, 30 de setembro de 2014

Produtores de Linhares e Sooretama conhecem a produção agroecológica em Minas Gerais

Incaper / Linhares

30/09/2014 - 11h51min

Produtores rurais de Linhares e Sooretama fizeram uma excursão técnica ao município de Espera Feliz, em Minas Gerais, para conhecer os mecanismos de organização e os sistemas agroecológicos desenvolvidos pelos agricultores de base familiar do município mineiro. Ao todo, 39 pessoas, entre produtores rurais e técnicos, participaram da excursão.

A comitiva foi acompanhada pelo extensionista Daniel do Nascimento Duarte, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo técnico da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Espera Feliz (Coofeliz). Os participantes visitaram um sistema de torrefação de café. A agroindústria torra e embala o café produzido no município mineiro, que é vendido no varejo e comercializado também pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Nas propriedades rurais, eles conheceram as técnicas agroecológicas de produção de café. Em vez de produtos químicos, o controle de pragas e doenças é feito com homeopatia. O cultivo de frutas e hortaliças também foi observado pelos participantes.

O processamento de verduras e legumes foi observado na agroindústria do Assentamento do Crédito Fundiário da Coofeliz. “Foi tudo muito bacana. A avaliação que fizemos aponta para duas coisas importantes: os agricultores solicitaram que o Incaper organize um curso de homeopatia na região. O outro ponto interessante é que eles poderão organizar melhor as cooperativas e sindicatos, e saírem fortalecidos. Esta visita nos deu elementos para planejar as próximas ações do Incaper em termos de organização da agricultura na região”, disse Daniel do Nascimento Duarte, extensionista do Incaper em Linhares.

Além da Coofeliz, o Sindicato Rural de Espera Feliz e a Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol) também foram anfitriões da comitiva capixaba.

Assessoria de Comunicação – Incaper:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário