terça-feira, 30 de setembro de 2014

Procon de Viana orienta como agir durante a greve dos bancários


Texto: Júlio Palassi com informações do Procon Viana / Foto: Divulgação
30/09/2014 - 11:00 h

Sem acordo sobre reajuste de salários e reivindicações relacionadas a vantagens, bancários de todo o país aderiram à greve nesta terça-feira (30). A paralisação faz com que clientes precisem buscar meios alternativos para pagamentos e movimentações financeiras. Caixas eletrônicos, internet, telefone e correspondentes bancários são algumas das opções para os consumidores não serem afetados.
A diretora do Procon Viana, Patrícia Chagas Fernandes Vieira, lembra que, apesar da greve, os bancos são obrigados a manter serviços mínimos. “Correntistas que encontrarem suas agências fechadas podem procurar outras unidades, porque nem todas devem estar fechadas. Outra opção é recorrer às casas lotéricas para efetuar pagamentos, pois a data do vencimento de contas continua valendo, mesmo com a paralisação. A greve não exime os consumidores de suas obrigações, explicou.
Os consumidores podem registrar as reclamações pessoalmente no Procon Viana – Avenida Guarapari, s/nº - Loteamento Arlindo Villaschi – Areinha – Casa do Cidadão, ou pelos telefones: 3343-3294 / 3366-3137 ou e-mail: procon@viana.es.gov.br
Confira as dicas do Procon
Opções em meio à greve
Agências Ainda não se sabe quantas vão paralisar as atividades. A orientação é o uso dos canais alternativos para a realização das transações financeiras, como caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone, correspondente e transferências eletrônicas de recursos via DOC ou TED.
Mobile banking
É preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite pagar contas, consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos (boletos) via débito direto autorizado.
Por telefone
Os serviços de atendimento telefônico dos bancos não devem ser afetados pela paralisação. Pelo telefone, o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone e gás), imposto e taxas.
Saque nos caixas eletrônicos
Não há previsão de aumento do limite diário para saques por conta da paralisação. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 nos caixas eletrônicos dentro das agências. O valor para retirada durante o dia varia por instituição financeira.
Internet banking
Pela internet, os clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas em geral, transferências de recursos (DOC e TED), solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.
Convênios com estabelecimentos comerciais
Alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.
Salários e benefícios
Caso a agência do cliente esteja fechada, pode se dirigir a casas lotéricas e Correios. O ideal é o correntista verificar no site do seu banco o endereço dos correspondentes credenciados, assim como os serviços habilitados. Nas casas lotéricas, por exemplo, é possível sacar dinheiro e benefícios, como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS.
Caixas eletrônicos
Dentro de agências, funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam por 24 horas. Nos terminais automáticos, é possível fazer agendamento e pagamento de contas, saques, depósitos, retirada de folhas de cheque, consulta de saldo e extratos, transferências, retirada de benefícios (INSS, PIS, abono salarial, FGTS). Alguns também oferecem contratação de empréstimos pessoais, resgate de investimentos, bloqueio de cartão e solicitação de débito automático.

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